domingo, 20 de dezembro de 2009

Empate não é bom


Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Jogar, jogar e jogar - é só isso que Jesualdo Ferreira quer. O treinador desejava que chegasse rapidamente a hora do jogo, até porque dizia ter a equipa preparada para enfrentar o clássico. Mas disse mais: não considera que o empate seja um bom resultado para o FC Porto. Sobre o adversário, tinha duas certezas: está muito forte e... vai contar com Ramires.


Tem a equipa preparada e pensada para o jogo com o Benfica?


Queria era já estar a jogar. Vocês [comunicação social] têm um jogo mediático, é natural, porque é o vosso trabalho. Nós, profissionais, temos um jogo importante, como são todos os outros. Por isso trabalhámos da mesma maneira e, chegada esta altura, queremos é jogar, não queremos falar muito.


Mas já tem o onze na cabeça?

Já, mas não digo qual será.

O FC Porto tem todo o plantel disponível, o Benfica não. Isso é uma vantagem para a sua equipa?

Para nós, é uma vantagem ter todo o plantel disponível. O FC Porto joga sempre com a melhor equipa. Um campeonato tem 30 jornadas e estende-se durante 10/11 meses; há momentos em que as equipas têm todos os jogadores disponíveis e outros em que faltam alguns. Sempre que há um jogo, todos os treinadores colocam os melhores em campo. Foi sempre assim que aconteceu com o FC Porto e continuará a acontecer com todos. Neste momento temos os melhores jogadores disponíveis, e amanhã [hoje] jogará a melhor equipa. Vamos fazer o nosso jogo, e não tenho mais comentários a fazer sobre esse assunto.

O que pensa desta equipa do Benfica?

É uma equipa forte. Muito forte. Mas a minha perspectiva é esta: jogar, jogar e jogar. Já lá queríamos estar e, se o jogo fosse daqui a uma hora, era melhor. Queremos muito jogar e estamos preparados.

Está ansioso?

Eu? Não... [pausa] Não há ninguém que não sinta paixão pelas coisas. As pessoas têm comportamentos diferentes, mas o meu é sempre o mesmo. Já me conhecem para saberem que é assim. É um jogo de emoções, é um jogo em que por vezes se perde a racionalidade, é um jogo de tudo ou nada. Mas não para mim. Quem souber lidar melhor com estas questões e quem estiver no jogo de uma forma mais equilibrada, certamente poderá tirar vantagens. Como não jogo, infelizmente, têm de ser os jogadores a terem capacidade para encarar este quadro...

O empate seria um bom resultado?

Para o FC Porto, não.

Este é também um jogo psicológico?

É sempre.

Mas mais do que os outros?

Não, é igual. Os comportamentos é que são diferentes.

Pedro Marques da Costa n' O Jogo.

Sem comentários: