segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Aniversário em terceiro já acabou em primeiro


O aniversário de Pinto da Costa costuma andar de mãos dadas com o primeiro lugar da equipa. Hoje, contudo, tal não se verifica. O presidente portista comemora o 72º aniversário, mas sem a "prenda intercalar" da equipa, que segue no terceiro lugar da Liga Sagres.

Fazendo a retrospectiva dos 27 anos de presidência, esta não é a primeira vez que Pinto da Costa comemora o aniversário sem estar na liderança do campeonato; é a nona. Na época passada, a equipa também estava na terceira posição, mas conseguiu terminar a prova em primeiro lugar. Na época de 1985/86, o presidente também passou o aniversário em terceiro lugar (em igualdade pontual com os dois primeiros) e acabou o campeonato a festejar. Duas situações que só não passam a regra devido à época de 2001/02: a equipa estava em terceiro lugar, quando o presidente comemorou o aniversário, e em terceiro lugar ficou, quando o campeonato terminou.

O mais normal nos 27 anos de liderança é Pinto da Costa assinalar o aniversário em primeiro lugar. Fê-lo em 19 situações, fruto do domínio mais ou menos constante da equipa nas duas últimas décadas do futebol português. Por cinco vezes passou o aniversário com a equipa em segundo lugar.

Nascido em 28 de Dezembro de 1937, Pinto da Costa entrou para a presidência do FC Porto no dia 23 de Abril de 1982, sucedendo a Américo de Sá. É o trigésimo presidente dos azuis e brancos e apresenta um currículo invejável. Nenhum outro presidente do clube tem tantos títulos conquistados. Na sua liderança, a equipa portista venceu 17 campeonatos, dez Taças de Portugal, 15 Supertaças Cândido de Oliveira, sagrou-se duas vezes campeã europeia, conquistou uma Taça UEFA e uma Supertaça europeia e ainda arrecadou duas Taças Intercontinentais. Ou seja, nada ficou por conquistar.

Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: