terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O insubstituível Bruno


No FC Porto não há outro jogador com tantos ou mais minutos do que Bruno Alves. Somando todas as competições desde o início oficial da temporada (em meados de Agosto), e apenas com pouco mais de um terço do campeonato decorrido, o defesa-central do FC Porto já vai em 1980 minutos de jogo. Um número elevadíssimo que representa 33 horas de futebol e que prova a condição de jogador insubstituível para dois treinadores tão diferentes, mas tão igualmente exigentes como são Jesualdo Ferreira e Carlos Queiroz. Titular em todos os jogos sempre que é convocado, o portista termina todas as partidas sem ser substituído, um privilégio ao alcance de poucos jogadores, mas a que também poucos jogadores conseguem responder de forma positiva. A apurada condição física, o espírito de sacrifício e a capacidade de liderança são factores determinantes para se manter em campo do princípio ao fim em todos os jogos realizados no FC Porto e na Selecção Nacional.

Se olharmos apenas para o campeonato, claro que há outros jogadores totalistas em várias equipas, sobretudo nas pequenas. Só que, Bruno Alves tem a vantagem de o FC Porto estar na Liga dos Campeões e de ser igualmente titular da Selecção Nacional para somar quase dois mil minutos de competição. Anteontem, com as titularidades de Beto e Maicon na partida com o Rio Ave, o internacional português passou a ser o único totalista do FC Porto no campeonato, deixando Helton e Rolando para trás.

Aos 11 jogos do campeonato, que perfazem o total de 990 minutos, Bruno Alves junta-lhes cinco partidas na Liga dos Campeões, num total de 450 minutos. Depois, há que acrescentar ainda 90 minutos da Supertaça Cândido de Oliveira e ainda os jogos da Selecção Nacional: são cinco jogos desde o início da actual temporada, também com um total de 450 minutos. Somando todas as parcelas, chega-se ao tal valor de 1980 minutos. Um número que podia ainda ser mais elevado. É que há uma competição em que Bruno Alves não tem minutos: a Taça de Portugal. O FC Porto apenas defrontou o Sertanense até agora e Jesualdo Ferreira aproveitou para rodar o plantel. Foi o único momento de descanso do defesa-central e capitão portista.

A continuar neste ritmo, e sabendo-se que o FC Porto está apurado para os oitavos-de-final da Champions, que ainda falta aos tetracampeões nacionais iniciar a participação na Taça da Liga, que a Taça de Portugal continua nos objectivos da equipa e que a Selecção vai ao Mundial, Bruno Alves arrisca-se a terminar a temporada como um dos jogadores mais utilizados de sempre.

Em Portugal só há um jogador com mais minutos do que Bruno Alves. É Liedson, do Sporting, devido à participação na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Juntando-lhe a Liga Europa mais a Selecção Nacional, o avançado luso-brasileiro tem 2160 minutos de jogo.

990
Minutos de Bruno Alves na Liga Sagres. Até agora, participou nos 11 jogos realizados pela equipa e nunca foi substituído. É o único totalista da equipa na prova, depois de Jesualdo Ferreira ter deixado Helton e Rolando de fora no jogo de anteontem com o Rio Ave. Fernando é o segundo mais utilizado, com 979 minutos. O brasileiro foi substituído uma vez.

450
Minutos do defesa-central na Liga dos Campeões. Tal como no campeonato, é totalista. No entanto, nesta competição há outros dois jogadores com os mesmos minutos que Bruno Alves. Trata-se de Álvaro Pereira e do companheiro do lado, Rolando. Helton e Fernando falharam um jogo cada, o primeiro por opção do treinador e o segundo por castigo.

450
Também é o número de minutos de Bruno Alves com a camisola de Portugal. Desde o início da temporada, em meados de Agosto, o defesa-central participou em cinco jogos da Selecção Nacional, todos do princípio ao fim. Dinamarca, Hungria duas vezes e Bósnia-Herzegovina também duas vezes, foram os adversários. Desde Agosto, só ficou de fora uma vez. Foi na recepção a Malta. Decisivo, Bruno Alves marcou um golo de cabeça à Bósnia no play-off.

Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: