sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Voar até 1987

Mais de 22 anos depois do calcanhar mágico de Madjer, houve outro calcanhar a recuperar as memórias dos portistas. Ontem, o argelino brincou com o assunto, Futre reviveu a noite de glória de Viena e Gomes elogiou o instinto matador de Falcao. Assim, mais de duas décadas depois de o FC Porto ter conquistado a Taça dos Campeões Europeus graças, em boa parte, à magia do argelino, agora foi um colombiano a encantar. Com a devida diferença na importância do golo, a beleza é mesma. E este rendeu 800 mil euros pelo triunfo.

Falcao é o homem do momento. Já leva seis golos em sete jogos e afirma-se como a grande referência na área portista, papel que, na época dourada de 1986/87, era de Fernando Gomes. O bibota de ouro, que não jogou em Viena por estar lesionado, encontra algumas semelhanças entre ambos, sobretudo no instinto goleador, mas lembra que os tempos são outros. "A forma como o FC Porto joga agora é diferente do meu tempo. Na altura, tinha sempre dois extremos que cruzavam constantemente. Agora, o FC Porto joga com três avançados", referiu. Em todo o caso, Gomes concorda que Falcao é "um jogador com instinto de matador" e que "os gestos técnicos são os mesmos" nos grandes avançados.

Além da mobilidade e do jogo de equipa, Gomes diz estar "impressionado com a capacidade de concretização" de Falcao. "Já fez seis golos e quase todos diferentes: de cabeça, com o pé direito, com o esquerdo e de calcanhar. Está confiante, joga para a equipa e abre espaços. O que valoriza ainda mais o seu rendimento é o facto de a equipa ainda não estar ao nível que poderá atingir em breve", frisou.

Curiosidade final: faz hoje quatro anos que Falcao se estreou a marcar enquanto jogador profissional. Se o primeiro é sempre especial, o último golo - ou melhor, o mais recente - também não será esquecido. O próprio disse que foi o mais bonito.

4

Faz hoje quatro anos que Falcao marcou o primeiro golo profissional. Foi num jogo em que o River Plate venceu o Independiente por 3-1. Falcao tinha, na altura, 19 anos. Data: 2 Outubro de 2005.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: