sábado, 3 de outubro de 2009

Fecha-se um ciclo difícil

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Com a deslocação a Olhão, o FC Porto encerra um ciclo de jogos exigentes e consecutivos . O técnico valorizou a capacidade de reacção da equipa, num balanço que incluiu um aviso: o comportamento do Olhanense em Alvalade, onde chegou a estar a vencer por 2-0, obriga a cautelas acrescidas. Garantir três pontos antes da paragem é o objectivo que entra nas contas portistas.

O que espera do Olhanense nesta altura?

Tem feito uma boa carreira desde o início do campeonato. Apresentou boa qualidade de jogo e sabemos que, pelo facto de jogar com o FC Porto, a motivação será muito mais elevada. A experiência diz-nos que, nestas circunstâncias, é preciso um FC Porto a um nível bom, que entenda este jogo com a importância que tem pelo posicionamento no calendário, porque fecha um ciclo de jogos difíceis, e, pela interrupção que vamos ter a seguir, torna-se fundamental ganhar. A exigência de um FC Porto a um nível elevado é obrigatória, de forma a contrariar uma equipa que, estou seguro, vai fazer melhor do que fez até agora, porque tem mais tempo de trabalho, tem crescido mais e porque é o FC Porto que vai defrontar. Para mim, é um jogo tão difícil como o de Chelsea ou o de Braga, onde não ganhámos.

Surpreende-o este início de campeonato da Olhanense, até pelos jogadores que conhece bem?

É difícil dizer se surpreende ou não, até porque esta equipa do Olhanense vem na rota daquilo que foi a época passada. Não nos podemos esquecer de que subiram à I Liga, sendo campeão da Liga Vitalis. É uma equipa que se habituou, durante o tempo em que esteve na II Liga, a ser de topo, que ganhou muitas vezes, foi premiada por isso e transportou para a Liga Sagres, praticamente com os mesmos jogadores, e com aquilo que é importante, que são as vitórias e o hábito de vencer. Por isso, não me surpreende nada que a equipa esteja nesta posição. Agora os objectivos são outros, não passam por serem campeões, mas é através da qualidade do seu futebol que podem conseguir alcançar um lugar que lhes permita ficar na I Liga, isto sem me querer meter no castelo da Olhanense.

As vitórias contra o Sporting e o Atlético de Madrid trouxeram alguma coisa à equipa?

Trouxeram pontos e certificaram algumas melhorias sob o ponto de vista da qualidade de jogo. Colocada em situações de dificuldade, a equipa respondeu bem, de forma diferente, porque no campeonato conhecemo-nos todos muito bem, mas na Champions o conhecimento é menos objectivo. Com graus de concentração elevados e com golos em momentos diferentes, penso que a equipa foi capaz de produzir um jogo equilibrado, quer a defender quer a atacar, e isso permite-nos uma maior estabilidade emocional e táctica. A melhoria de alguns jogadores só acontece com a melhoria do colectivo. Portanto, está tudo de acordo com o processo normal de desenvolvimento e espero que a cada jogo sejamos mais fortes.

Este jogo efectuado a meio da semana pode prejudicar o FC Porto na deslocação a Olhão?

Com a exigência que teve o Atlético de Madrid, para a competição que é e pela motivação que cria, não pode acrescentar nada de mal a seguir àquilo que referi com o Sporting. Na altura disse que o FC Porto estava num momento bom, antes do jogo, e acho que continuamos num período bom.

Em termos de grau de dificuldade, pode equiparar-se este jogo ao de um Chelsea ou do Atlético de Madrid?

Não há jogos iguais, nem adversários iguais, o que há são comportamentos que têm de ser iguais, e os que temos de ter neste jogo com o Olhanense são os mesmos que se exigem os jogos com o Atlético ou com o Chelsea. Isso não é fácil de conseguir, mas temos de fazer esforços nesse sentido.

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: