sábado, 25 de julho de 2009

Diário de Jesualdo Ferreira na Isla Canela

"Começámos hoje o último ciclo de treinos para a preparação da equipa, que engloba a Peace Cup e a Supertaça, depois de uma primeira fase em que fizemos quatro jogos e trabalhámos no Olival.

Este ciclo tem uma particularidade diferente dos anteriores, pois é feito em competição mais exigente e obedece a uma situação também diferente, porque o plantel do FC Porto e os jogadores têm vindo a ser trabalhados em patamares diferentes: Todos os que chegaram logo no dia 7, os internacionais que chegaram cinco dias depois e o Falcao e o Valeri, que chegaram apenas há escassos dias e os lesionados (Farías, Rodríguez, Miguel Lopes e o Sapunaru).

Temos a preocupação de tentar aproximar o mais possível estes jogadores para patamares próximos das nossas necessidades, em regime de trabalho integrado e trabalho diferenciado, e tem-se percebido pelos jogos que os que estão desde o inicio são aqueles que em melhor condição se encontram, respondendo à exigência de condição táctica e física a que a competição obriga.

Todos os processos de treino neste momento suportam-se numa base táctica, utilizando exercícios que possibilitem a integração rápida dos novos jogadores, cujo objectivo é tentar aproximar os que vieram em tempo posterior, por forma a que no, espaço máximo de duas semanas, se não surgirem lesões, possamos ter os atletas disponíveis e próximos das suas melhores capacidades.

Isso tem obrigado a utilizar uma base de trabalho táctico que se suporta em alguns jogadores da época passada, mas que também tem permitido a integração de outros, que têm beneficiado de mais rápido entendimento de processos.

Hoje realizámos os primeiros dois treinos aqui em Espanha. O primeiro foi fundamentalmente de recuperação, o segundo lançando o micro-ciclo do jogo com o Lyon. Amanhã vamos aumentar a intensidade. A parte física será intensa e apostaremos na apropriação de processos tácticos, que faremos a partir da tarde deste sábado e até ao jogo com o Lyon, baixando o ritmo na véspera da partida, porque percebemos que o jogo vai ser exigente, mas essencialmente porque haverá apenas um dia entre o Lyon e o Besiktas.

Até amanhã!

Jesualdo Ferreira"

do site do FCP

Sem comentários: