terça-feira, 14 de outubro de 2008

Uma questão de ouvido

Nem sempre é fácil perceber a diferença entre orgulho e vaidade, até porque as duas palavras são muitas vezes usadas como sinónimos. Talvez Jane Austen nos possa ajudar a perceber as diferenças. Ora, no clássico "Orgulho e Preconceito", a Jane explica que o orgulho tem a ver com a ideia que temos de nós próprios, enquanto a vaidade se relaciona com aquilo que esperamos que os outros pensem de nós. Pois. Faz sentido, mas, mesmo assim, tenho alguma dificuldade em perceber exactamente se Suazo e Yebda estão a ser descaradamente orgulhosos ou apenas envergonhadamente vaidosos quando repetem, sempre que podem, que o Benfica é mais forte do que os rivais. Parece que nos querem convencer de qualquer coisa, não é? Já quando, a propósito do Sporting, Miguel Veloso garante: "estamos mais fortes" o que se deve colocar em causa é o significado da palavra "fortes". A mim, por exemplo, estão sempre a dizer-me "estás mais forte" e o que eu ouço é "estás mais gordo". Mas se calhar sou só eu que ouço mal.

Jorge Maia n' O Jogo

Sem comentários: