domingo, 5 de outubro de 2008

Contem connosco!

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira, n' O Jogo:

Jesualdo Ferreira chegou ontem à sala de imprensa com pouca vontade de falar , mas tinha uma mensagem preparada para o clássico de Alvalade: "contem connosco". Repetiu a frase seis (!) vezes, nos pouco mais de seis minutos que aguentou na conferência. Fica a promessa.

A pressão para o jogo com o Sporting é maior devido ao que acontece em Londres?

Não coloco as coisas nesses termos. O FC Porto está sempre proibido de perder. Por isso, este jogo não é diferente dos outros.

Tomás Costa afirmou que, neste momento, o Sporting é adversário ideal. Concorda?

Preparámo-nos bem para este jogo e aquilo que sentimos, e que eu quero transmitir, é o seguinte: contem connosco amanhã (hoje).

Depois de algumas exibições menos positivas, este jogo serve para reabilitar a equipa?

Esta partida é importante, como são todas as que o FC Porto realiza. Isto é um lugar comum, mas é a verdade. A importância acrescida que tem este jogo prende-se, neste momento, com o facto de se discutir um lugar cimeiro na Superliga. Todos os jogos são um desafio para o FC Porto, e mais ainda para o actual FC Porto, porque está a crescer, está-se a preparar, a ganhar condição para voltar a ser aquilo que foi no ano passado, líder. Temos a consciência que este jogo é importante e por isso dizemos: estamos preparados, contem connosco.

Considera que o Sporting está mais forte do que na época passada e, se calhar, mais forte do que o FC Porto neste momento?

Contem connosco. Vamos a jogo. Temos as nossas cartas, eles têm as deles, e estamos preparados. A nossa ideia é apenas esta: contem connosco para o jogo.

O FC Porto ainda não repetiu o onze esta temporada. Continua à procura da equipa ideal?

Não há equipas ideais… Nunca houve e julgo que nunca vai haver. As equipas que o FC Porto apresenta são aquelas que, num determinado momento, são as melhores para um jogo, sempre com a mesma perspectiva, que é ganhar. Temos essa cultura e os jogadores, todos eles, vão-se integrando gradualmente.

Quais são os pontos fortes do Sporting?

A equipa.

"Fizemos um jogo horroroso"

Depois da derrota frente ao Arsenal, o trabalho realizado esta semana incidiu, sobretudo, no aspecto psicológico?

Não. Esta semana serviu, essencialmente, para trabalhar o jogo com o Sporting. Fizemos uma boa recuperação física nos jogadores, porque é sempre preciso recuperar bem depois de um jogo intenso.

Os dias que se seguiram ao jogo de Londres foram difíceis de gerir?

Não há nenhum motivo para que fosse difícil. Foi uma semana igual às outras. Fizemos um jogo horroroso em Londres. Todos temos responsabilidades, eu mais, e, por isso, não faz sentido estar a falar sobre um assunto enterrado, porque isso não é meu apanágio, nem tão pouco do FC Porto. O jogo com o Arsenal já passou, foi mau, horroroso - é este o termo certo -, e todos temos consciência disso. Mas já passou.

Os adeptos ficaram chocados com a segunda parte do jogo de Londres…

Adeptos, treinadores e jogadores ficaram chocados, ficaram zangados… A nossa é uma postura zangada perante aquilo que aconteceu com o Arsenal.

Sem comentários: