sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os novos têm de perceber o que é jogar no FC Porto

BRUNO ALVES n' O Jogo

Três derrotas e nove golos sofridos em dez jogos fizeram soar o alarme, apesar de a equipa estar na liderança do campeonato e presente em todas as competições. Bruno Alves deu ontem a cara, enfrentou a crítica de peito feito e mostrou-se confiante. Com mais trabalho e entrosamento, diz, o FC Porto vai melhorar a eficácia defensiva e ofensiva, evitando mais desgostos. Primeiro, um olhar ao sector que comanda. "A explicação é que a equipa mudou alguns jogadores e estamos ainda numa fase de adaptação. A equipa está a conhecer-se e os jogadores novos estão também a conhecer a identidade do clube. Estas coisas levam sempre o seu tempo, mesmo que não haja muito para essa adaptação, que tem de ser rápida. Os jogadores mais novos têm de compreender o que é jogar a este nível e no FC Porto. Têm procurado melhorar, entender os métodos do treinador e analisar aquilo que tem de ser feito para ganhar jogos", disse.

Ora, o tempo é um bem precioso no futebol, mais ainda com a sucessão de compromissos a que uma equipa está sujeita. "A estabilidade vem com os jogos grandes, como o Dínamo e o Sporting, mas também o Leixões, que está a fazer uma boa carreira. É com estes que vamos aprendendo, melhorando o conhecimento entre os jogadores".

Vencer o Leixões é, assim, o melhor antídoto para esquecer o Dínamo de Kiev. "Quando o FC Porto vem de um jogo menos conseguido, tenta sempre fazer melhor no seguinte, isto é, ganhar. Temos trabalhado bem e temos confiança em todos, sabendo que o plantel é bom. Esperamos que a massa associativa nos apoie ao máximo, como tem feito até agora".

Apesar da motivação, os ucranianos ainda estão atravessados na garganta e no Olival, nota-se, o ambiente é de ressaca. "Procuramos reagir da melhor maneira possível. Não estamos habituados a perder, é verdade, ainda por cima na Liga dos Campeões. Era um jogo que considerávamos importante e que podíamos ter ganho. De qualquer forma, estamos a recuperar, até porque temos já um jogo muito importante no sábado, essencial para continuarmos na frente do campeonato. Quanto à derrota na Liga dos Campeões, são jogos que acontecem. Também já ganhámos algumas vezes dessa maneira. Claro que os jogadores ficaram decepcionados, porque podíamos ter ganho. Há que trabalhar bem e arranjar outros meios para marcarmos mais golos e também para não os sofrer"

Sem comentários: