sábado, 27 de fevereiro de 2010

Senhor professor

Há quem acuse Jesualdo Ferreira de ser conservador. Há quem diga que lhe falta audácia, que joga pelo seguro, que não arrisca. A verdade é que há quem diga montes de disparates simplesmente porque pode. Enquanto treinador de futebol, Jesualdo Ferreira terá alguns defeitos, mas, como comprovam os três títulos de campeão nacional, tem certamente muito mais qualidades. Uma delas, é a capacidade para retirar o melhor rendimento dos jogadores à sua disposição. Ao longo dos últimos anos passaram pelas suas mãos jogadores como Anderson, Pepe, Bosingwa, Quaresma, Lisandro, Lucho e Cissokho e todos, sem excepção, cresceram com ele. Foi Jesualdo Ferreira que ofereceu Bruno Alves, Rolando e Raul Meireles à Selecção Nacional. Foi ele quem recuperou Varela e o ofereceu à equipa das Quinas e é ele que se prepara para fazer o mesmo com Rúben Micael; E também foi ele que fez de Lisandro o avançado que hoje todos reconhecem e é ele que está a fazer o mesmo com Falcao. Sim, Jesualdo Ferreira pode não sorrir o suficiente, e pode ter um discurso denso e técnico, mas o título de professor fica-lhe muito bem.

Jorge Maia n' O Jogo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sou adepto de Jesualdo, por isso tenho que discordar da opinião expressa nesta crónica.
O senhor Jorge Maia aponta aqui alguns exemplos de jogadores que cresceram com Jesualdo, mas devo lembrar que, antes, já por lá tinha passado Co Adriaanse e que a maioria destes jogadores foram treinados por ele. Anderson, Pepe, Bosingwa, Quaresma, Lisandro e Lucho viveram grandes períodos com o técnico holandês, não precisaram de Jesualdo nenhum. Pepe, Bosingwa, Quaresma e Lucho fizeram, inclusive, talvez, a sua melhor época de azul e branco com Co Adriaanse. Quanto a Anderson e Lisandro, progrediram com Jesualdo, é verdade, se bem que o talento do primeiro já estava lá com Adriaanse e Lisandro ainda viveu um travessia no deserto nos primeiros tempos do treinador português, que só apostou nele por falta de opções e não por ser um visionário.
No que respeita a Cissokho, Bruno Alves e Raul Meireles, aí sim, se calhar houve algum mérito de JF, principalmente no caso do defesa central.
Depois, Rolando, Varela e Rúben Micael já eram promessas do futebol português antes de virem para o FC Porto. A única diferença é que se tornaram mais visíveis agora, mas não por causa de Jesualdo.
E Falcao? Por favor, dizer que é Jesualdo que faz dele um grande goleador?
Saliento ainda uma frase deste texto: "Enquanto treinador de futebol, Jesualdo Ferreira terá alguns defeitos, mas, como comprovam os três títulos de campeão nacional, tem certamente muito mais qualidades". Caro amigo, não são os títulos que poderão fazer de Jesualdo um grande treinador, porque qualquer um consegue ser campeão ao serviço do FC Porto. Ser um grande treinador é construir uma equipa à sua imagem, torná-la temível mediante os argumentos que tem. Coisa que JF nunca soube fazer, pois só num ano o FC Porto foi temível para os adversários. E ninguém pode desmentir que o português é um treinador algo limitado, já que pretende que o FC Porto jogue sempre, ao longo destes anos, da mesma maneira, com o mesmo esquema, com o mesmo desdobramento. Não sabe tirar partido das características de cada jogador. Caso flagrante é Belluschi, que Jesulado insiste em transformar num Lucho. Cada jogador tem as suas características e há que tirar proveito delas. Agora, querer adaptá-las porque tem saudades de um jogador que já não faz parte da casa não é digno de um treinador, quanto mais de um bom treinador...