domingo, 28 de fevereiro de 2010

Injustiças dão-nos força

A poucas horas do clássico, foi o adjunto João Pinto quem deu a cara pelo plantel. Falou na união dos jogadores face aos castigos de Hulk e Sapunaru e criticou Vítor Pereira pela nomeação de João Ferreira.

A motivação do Sporting pelo facto de ter ganho ao Everton modifica alguma coisa para o clássico com o FC Porto?

Ao FC Porto não interessa a motivação que o Sporting tem depois desse jogo. Sempre pensamos que o valor do Sporting estava mais perto daquele que demonstrou com o Everton do que noutros jogos recentes. Esse jogo colocou o Sporting no seu devido lugar.

E o FC Porto é o favorito?

Lembro-me de que, quando jogava, as equipas que não estavam no melhor momento eram as que ganhavam quase sempre os clássicos. Nestes jogos, a classificação não conta. Respeitando o Sporting, o nosso objectivo é fazer o melhor jogo possível e, claro, ficar com os três pontos.

E o eventual cansaço do Sporting pode ser uma vantagem?

Não acredito nisso do cansaço. Há quinze dias, quando defrontámos o Sporting, o FC Porto teve menos tempo de recuperação e conseguiu aquele resultado [5-2, na Taça]. Isso deveu-se ao mérito do FC Porto. No último mês e meio, o FC Porto já fez 14 jogos. Não temos tido tempo para treinar. Esta semana tivemos todos os dias para o fazer, mas foram mais treinos de recuperação do que propriamente outra coisa. Estamos em todas as frentes, tal como as grandes equipas europeias. Estou a falar do último mês e meio, mas podia falar dos últimos quatro anos, em que o FC Porto tem jogado à quarta e ao domingo. Ficaria mais triste se jogasse só aos domingos e se estivesse fora das grandes competições, como a Liga dos Campeões.

Atendendo à resposta da equipa, e também dos adeptos, após a divulgação dos castigos, pode falar-se num FC Porto diferente?

Tudo que se tem passado é estranho. Se o Hulk e o Sapunaru estivessem aptos, as dores de cabeça seriam do nosso treinador e não de outras pessoas. De um lote de 23 ou 24 jogadores, seria bom que estivessem todos disponíveis devido à quantidade de jogos. Têm acontecido coisas que são uma grande injustiça contra o FC Porto. Aliás, há momentos em que essa injustiça é tão grande que os jogadores vão buscar forças onde não as têm para mostrar a raiva que lhes vai no pensamento. É inaceitável o que está a acontecer ao Hulk e ao Sapunaru. Fico triste. Estava presente no túnel da Luz e não vi razões para um castigo tão grande. Mas, o FC Porto une-se mais. As pessoas tudo irão fazer para que as ausências do Hulk e do Sapunaru não sejam sentidas. Não há nada neste país que nos faça mudar o rumo, que é o de lutar com todas as forças para terminarmos em primeiro lugar.

Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: