quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O primeiro passo para a qualificação

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n'O Jogo:

O FC Porto estás a atravessar um bom momento e quer vencer o Arsenal, de preferência sem sofrer golos, para dar um passo importante rumo aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Esta é a vontade de Jesualdo Ferreira que espera um jogo aberto e atractivo contra os londrinos. O técnico confirmou a disponibilidade de Hulk e Raul Meireles, mas não revelou se vão ser titulares, e admitiu que este será o jogo ideal para analisar "o estado de desenvolvimento e competências" da equipa.

O FC Porto volta a encontrar o Arsenal. Quais as diferenças entre este e o da época passada?

O que podemos analisar são os momentos das equipas, por vezes condicionados pelas ausências de jogadores importantes. Entendo que este Arsenal mantém a mesma linha e processos, mas evoluiu tacticamente com grande à vontade. Privilegia muito a posse de bola com objectivos claros de explorar a qualidade dos jogadores mais em ponta. Teve um momento muito bom no início da época, depois quebrou como muitas equipas, e agora está de novo a subir. Tem um ou outro problema para resolver em relação a jogadores. O FC Porto também. Pelos jogos que já fizemos em casa contra o Arsenal acredito que será uma partida aberta em que ambas as equipas têm possibilidades de fazer um bom jogo e de seguir em frente. Esta é apenas a primeira parte da eliminatória que se decidirá pela diferença de golos, mas também se vai decidir muito no campo táctico e mental.

E que FC Porto se pode esperar?

É incontornável que um jogo entre estas duas equipas seja aberto, bem jogado e em que todos querem ganhar. Neste quadro, entendo que será sempre atractivo e prenderá os espectadores. Jogamos para os nossos adeptos e para o estádio cheio. São duas equipas que em momento bom podem proporcionar grande espectáculo de futebol.

Tem grandes expectativas para a dupla Ruben-Meireles?

Espero apenas que cumpram as regras da equipa, que se expressam no talento e na qualidade que têm. Até pela rápida integração do Rúben é mais um acréscimo de qualidade e não um problema de continuidade. O FC Porto está num bom momento e este é o adversário ideal para analisar o nosso estado de desenvolvimento e competências. Este jogo tem a importância de um atestado de qualidade. Por isso, vamos fazer tudo para que este seja o primeiro passo para a qualificação. Sabíamos que este era um dos três/quatro adversários mais difíceis, mas estamos habituados a isto. O FC Porto está sempre presente na Champions, nos últimos quatro esteve nos oitavos-de-final e no ano passado estivemos entre os oito melhores. Queremos muito chegar aos quartos-de-final, como na época passada.

Qual o resultado ideal, vencer apenas ou vencer sem sofrer golos?

Infelizmente não podemos pedir aquilo que mais queremos. Será sempre uma resposta difícil. Esta eliminatória não é por pontos, mas por golos. E os golos fora têm, em caso de empate, um acréscimo. Por isso, não sofrer é fundamental, mas ganhar é ainda mais importante. São as vitórias que nos conferem confiança e mais prestígio e queremos ganhar.

Carlos Gouveia

Sem comentários: