quinta-feira, 28 de abril de 2011

André Villas-Boas - Favoritos, nós? Nem pensar...

André Villas-Boas rebateu o favoritismo que o Villarreal atribuiu ao FC Porto e sublinhou que a eliminatória não se decidide hoje. O adversário, mesmo estando longe de fazer sombra ao FC Porto em termos de palmarés e história, é de respeito e a prová-lo está o papel que os espanhois vêm desempenhando no campeonato, onde têm conseguido resultados regulares que lhe permitem entrar nas competições europeias ano após ano.

Como define as hipóteses do FC Porto chegar à final?

São contas que não costumo fazer, porque não têm valor. O futebol é imprevisível; não há favoritos e tudo pode acontecer numas meias-finais. Grandes equipas ficaram pelo caminho nesta competição. Vamos tentar manter-nos dentro da nossa identidade e daquilo que temos vindo a fazer, num jogo que é extremamente complicado para o FC Porto. Refutamos em absoluto qualquer ideia de favoritismo. Não sei onde é que os jogadores do Villarreal foram buscar esse sentimento, porque é um adversário que respeitamos. Será uma eliminatória para resolver a duas mãos e esperar que a nossa competência seja suficiente para passar.

Considerando o trajecto na Liga Europa, esta é a equipa mais difícil?

Penso que sim. Acima de tudo, há que valorizar a identidade de ambas as equipas, que mantiveram, durante toda a época, estilos de jogo agradáveis. O Villarreal joga um futebol atacante de grande qualidade; é uma equipa cujo estilo foi comparado há muito pouco tempo com o do Barça: joga bem, com gosto e prazer pelo que faz. Nós também temos gosto e prazer pelo que fazemos; um choque entre duas equipas destas nesta fase da competição é algo que valoriza a competição em absoluto, até por ambos termos crescido ao longo desta Liga Europa. É um privilégio para a UEFA.

O Villarreal pode ser uma grande equipa, mas a verdade é que tem a sala de troféus vazia, o que cria uma certa urgência em conseguir uma grande vitória. Isso não torna a equipa espanhola mais perigosa?

O Villarreal já esteve numa meia-final da Champions contra o Barcelona em que poderia, perfeitamente, ter passado. Parece-me um clube que caminha atrás do sucesso e tenho a certeza de que um dia chegará lá, está cada vez mais perto disso. Na Liga espanhola, graças aos resultados regulares que tem alcançado, vai estando no topo e conseguindo jogar nas competições europeias, que é sempre um objectivo. Se não tem troféus, um dia vai acabar por ganhar, porque a qualidade está aí e trata-se de uma equipa muito bem orientada por um técnico que cedo começou a triunfar no clube. Além disso, tem toda uma estrutura de competência que um dia colherá certamente os seus frutos.

Pede-se Dragão cheio e ambiente intenso

O apoio dos adeptos do FC Porto tem sido incansável esta época e a verdade é que motivos para festejar não têm faltado. Para este jogo que pode lançar os azuis e brancos noutro sonho, o técnico aproveitou para fazer passar uma mensagem: "Nada fazemos sem este apoio e sem a tranquilidade dos adeptos, que é decisiva para nós. Ter o Estádio do Dragão cheio é intenso e decisivo para o futebol actual. Se puder ter um ambiente de constante apoio, será óptimo".

Contra a repescagem da UEFA... outra vez

A questão das equipas que transitam da Liga dos Campeões para a Liga Europa voltou a estar em foco, sobretudo porque a esta fase da competição chegaram Braga e Benfica. Mas nem foi por aí que o técnico voltou a uma questão que tem sido recorrente. Villas-Boas até reconheceu mérito às equipas portuguesas. "Gostava um dia de poder confrontar quem decide, ou quem organiza as competições da UEFA. Não se compreende que uma equipa que saia da fase de grupos da Liga dos Campeões venha parar à Liga Europa, porque as que realmente atingem um objectivo na Champions são as que saem nos oitavos ou nos quartos-de-final e que, neste contexto, ficam arrumadas das competições europeias mais cedo. Mas, as que terminaram a fase de grupos em terceiro lugar é que acabam premiadas e podem continuar numa competição europeia em Abril. Quem é que merece mais? Se há umas que terminam no terceiro lugar da fase de grupos com sucesso, casos de Braga e Benfica, que fizeram oito ou nove pontos, também há as que têm a oportunidade de vir parar à Liga Europa depois de terem feito só três ou quatro pontos na Champions. Não faz muito sentido", sustentou.

"Só se vierem cá ver-me passear o fato em campo"

Villas-Boas rotulou de "absurdas" as últimas notícias que apontam a Juventus como estando interessada em contratá-lo e sobretudo de "ridícula" a parte que referia que dois emissários aproveitariam o jogo para o observar. O técnico ironizou de certa forma, quando disse que, se viessem ao Dragão, seria apenas para o verem passear o fato que vai usar e pouco mais. "As especulações são naturais, tendo em conta o que a equipa vem fazendo, mas são informações falsas, porque chegar ao ponto de dizer que alguém vem ver um treinador é um absurdo, porque num jogo um treinador não faz mais nada do que passear um fato", explicou. Aliás, o técnico que já fez várias juras de fidelidade ao clube do coração deu outro exemplo do ridículo em que se tem caído neste alegado mercado de interesses: "Repare, por exemplo, no caso do Roma e no tipo de histórias que se construíram sobre o facto de eu ter dito não ao Roma, em Lisboa, onde me teria reunido com um dirigente, que nem sequer era dirigente do Roma, e de eu lhe ter dito que não, porque ia para o Liverpool! É o absurdo e o ridículo a que se chegou."

"Sevilha e Villarreal têm uma identidade muito diferente"

Tendo em conta que já defrontou o Sevilha esta época, esta equipa do Villarreal é muito diferente, para melhor, pelo seu ataque, defesa, individualidades, ou pelo seu colectivo? Como é que vê este Villarreal, que curiosamente perdeu contra o Sevilha na última jornada?

É importante desligarmo-nos um pouco daquilo que aconteceu entre essas duas equipas. Não é por pensar que o FC Porto ultrapassou o Sevilha e que o Villarreal perdeu lá que somos superiores. Eles fizeram a gestão de alguns jogadores, perderam 2-0, mas podiam ter ganho. Portanto, não é comparável com o que aconteceu, nem nos traz qualquer vantagem, porque as identidades dos dois clubes são diferentes. O Villarreal tem vindo a construir uma posição sólida na Liga e ambiciona ainda mais, pelo que não me serve de experiência, porque são estilos completamente diferentes entre equipas de topo da Liga espanhola, num campeonato que conta com os melhores jogadores do mundo.

Luz renovou motivação

Se a vertente física é sem dúvida um aspecto a ter em conta, quando a temporada entra na sua recta final e as decisões começam a surgir nas mais diversas competições, o certo é que o aspecto psicológico não é menos importante e, muitas vezes, surge de mãos dadas com algumas vitórias saborosas. No último jogo disputado, o FC Porto voltou a vencer o Benfica, na Luz. Com isso garantiu o acesso à final da Taça de Portugal e tem ao seu alcance a possibilidade de vencer o troféu pela terceira vez consecutiva. "Foi uma vitória com um impacto óptimo para nós, emocionalmente forte", comentou, aproveitando a oportunidade para revelar a ambição que daí decorreu: "Não nos podemos desligar do objectivo de ganhar o troféu, porque será uma grande oportunidade para o FC Porto de o ganhar três vezes seguidas. Nunca aconteceu, esse sentimento invade-nos e tem muito mais valor se o conseguirmos."

Experiência

"Sei a posição que ocupava na altura em que estive nas meias-finais da Champions e da UEFA. Neste momento, a posição que ocupo não tem nada a ver. Quem tem mais experiência e mais para me dar agora são os jogadores. Tem mais valor para mim o facto de eles já terem tido estas experiências noutras competições"

Ansiedade

"Há um sentimento de grande alegria que nos invade por estarmos aqui, porque é uma competição de valor extremo. Não posso oferecer mais aos jogadores do que eles me oferecem a mim. Nós apenas guiamos as suas capacidades, mas são mais eles que nos têm levado ao sucesso do que nós a eles"

Paragem

"Não sei se é mais vantajoso ter tido o tempo de trabalhar bem em termos estratégicos, porque mantivemo-nos competitivos com uma grande sobrecarga de jogos. Se ganharmos é bom, se perdermos será mau. Não sei que impacto é que a paragem vai ter. Mais importante é que possam exprimir em campo o seu potencial"






António M. Soares n' O Jogo.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O confronto entre FC Porto e Villarreal trata-se mesmo de uma final antecipada.
Tratam-se das duas melhores equipas em competição e que melhor futebol praticam.

O Villarreal tem feito um excelente campeonato, numa liga tão competitiva como é a espanhola, e não fosse a cabeça dos jogadores estar virada para a Liga Europa, estariam mais acima na tabela classificativa.
Tem no seu plantel jogadores de grande qualidade, tais como os internacionais espanhóis Capdevilla, Marchena, Santi Cazorla (cuidado com este médio), Borja Valero e Senna. No ataque contam com os letais Nilmar e Rossi.

Esta equipa espanhola tem fragilidades defensivas, e o FC Porto tem de fazer um jogo de grande entrega e humildade, e se estiver ao seu melhor nível vai com certeza vencer, pois apesar da qualidade do adversário somos colectivamente e em alguns sectores individualmente mais fortes.

É fundamental não sofrer golos. Mais vale uma vitória por 1-0 que uma por 2-1, apesar de termos a capacidade de marcarmos no reduto espanhol na segunda-mão.

Logo espera-se assim uma grande noite europeia, e que o FC Porto consiga um resultado que lhe permita fazer uma viagem tranquila a Espanha para a 2ª. mão.

O apoio em massa dos adeptos vai ser essencial, e também a sua paciência. Hoje não vamos ter ópera. Vai ter de efectuar um jogo inteligente, muitas vezes mais de controlo e não de ataque desmesurado.

Espero que a arbitragem seja isenta, e que não nos queiram prejudicar, para que não hajam 2 equipas portuguesas na final. Bem sabemos que Platini e os seus pares, são mestres nestes "feitos" ... basta-nos recordar da forma escandalosa como o Chelsea foi roubado diante do Barcelona há umas épocas atrás, só para se evitar final inglesa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com