sábado, 23 de abril de 2011

Pinto da Costa: Ainda temos mais para ganhar

No dia 23 de Abril de 2012, precisamente de hoje a um ano, Pinto da Costa espera inaugurar o museu do clube, espaço onde estarão expostos os 51 troféus conquistados pelo presidente do FC Porto no futebol profissional. Hoje, dia em que completa 29 anos à frente dos destinos dos dragões, Pinto da Costa pode orgulhar-se de já ter ultrapassado a barreira da meia centena de títulos, mas também de ter triplicado as conquistas do clube nos 89 anos que o antecederam. O JOGO falou com o presidente do FC Porto sobre a passagem de mais um aniversário à frente dos destinos do clube e sobre os 51 títulos acumulados ao longo de uma carreira que já é a mais bem-sucedida do futebol europeu. "Não faço a mínima ideia de quantos títulos conquistei, não mantenho nenhuma contabilidade actualizada, mas acredito que seja assim: cinquenta e um", afirmou quando convidado a comentar o registo acumulado. "Mas esses números fazem parte da história, e estou mais preocupado com o futuro do que com o passado. Este ano, já ganhámos coisas importantes, mas ainda temos mais para ganhar. Como a Taça de Portugal, da qual muitos nos quiseram afastar prematuramente", recordou, para avisar logo a seguir: "Não basta ter um par de papagaios na televisão para nos derrotarem; pelo contrário, dão-nos mais força para vencer."

Entretanto começam a faltar adjectivos para descrever os feitos desportivos de Pinto da Costa, tal a facilidade com que ele os alcança, seja com treinadores novos, velhos, experientes, estrangeiros ou portugueses. André Villas-Boas, que estava catalogado como novo e inexperiente quando chegou no início da época ao Dragão, foi o decimo a conquistar o Campeonato Nacional sob a sua liderança. "Também não sabia que o André foi o meu décimo campeão, mas fico feliz. Quando escolho um treinador, assumo a responsabilidade pelo seu sucesso. Quem vem para este clube tem sempre grandes ambições, e felizmente foram poucos os que não as satisfizeram", referiu Pinto da Costa. Na história do FC Porto escrita por ele, há espaço para apenas dois treinadores que saíram do clube sem qualquer troféu; o primeiro foi Quinito, em 1988/89, enquanto o segundo foi José Couceiro, já em 2004/05. Há ainda o caso de Luigi del Neri, embora o treinador italiano tenha abandonado o FC Porto sem realizar qualquer jogo oficial. Três excepções num extenso quadro de gente que entrou no clube sem títulos e que saiu de lá com um estatuto reforçado pelas vitórias. Uns mais do que outros, é certo, até porque também houve quem não tenha conseguido vencer o campeonato ao lado de Pinto da Costa, mas que, mesmo assim, fez questão de assinalar a sua passagem pelo clube com outras conquistas: José Maria Pedroto (uma Taça de Portugal e uma Supertaça), Octávio Machado (uma Supertaça), Victor Fernández (uma Taça Intercontinental e uma Supertaça) e até Rui Barros, treinador interino que conquistou uma Supertaça.

Esta temporada, Pinto da Costa já festejou mais dois títulos - Supertaça e Campeonato Nacional - e tem mais dois para festejar. Para já seguem-se as meias-finais da Liga Europa e a final da Taça de Portugal, duas provas que repousam nas mãos do treinador mais jovem com que Pinto da Costa trabalhou. "Houve quem dissesse que contratei André Villas-Boas à pressa e outros tantos que questionaram a sua maturidade, mas ele mostrou a uns e a outros que é muitíssimo competente, que tem um grande talento e que o espera uma grande carreira." Certezas que Pinto da Costa sublinha e que o levam a garantir que, para ele, Villas-Boas sempre foi um valor seguro. "Para mim, nunca constituiu um risco, porque é um valor seguro. Tal como Jorge Jesus, por exemplo", fez questão de acrescentar, abrindo a porta à pergunta: afinal, como vê as críticas que se têm multiplicado nos últimos dias ao técnico que venceu o campeonato anterior? "Sou um apreciador dele, todos sabem, mas confesso que não posso avaliar a sua responsabilidade no actual momento do Benfica. Para isso, teria de saber se foi ele o responsável pela venda de Ramires e Di María no início da época. E se também aprovou a saída de David Luiz em Janeiro ou se foi o responsável pelo afastamento dos sócios e pela vergonha que eles sentiram com os apagões e outros. Se foi ele, então sim, é o responsável; se não foi, o responsável deve ser outro."


51

Pinto da Costa já conquistou 51 troféus no futebol profissional durante os 29 anos de presidência no FC Porto. Antes da sua chegada ao clube, os portistas tinham "apenas" 16 títulos na sua história...

Jorge Maia e Pedro Marques Costa n' O Jogo.

Sem comentários: