domingo, 10 de abril de 2011

André Villas-Boas - Não sei se foi ao jogo ou escreveu como adepto

O jogo com o Portimonense foi assunto secundário na conferência de Imprensa de Villas-Boas porque havia dois temas "quentes" para explorar: a nota atribuída a Duarte Gomes pelo observador e o castigo aplicado a Jorge Jesus [que se pode ler na página seguinte]. O técnico do FC Porto apontou o dedo a Fernando Mateus, acusando-o de estar a brincar com o futebol e de ter escrito o relatório como adepto do Benfica. Quanto à partida de hoje, em Portimão, Villas-Boas garantiu que não faltará motivação à equipa, apesar de o título estar conquistado, enumerando uma série de objectivos complementares a atingir, como bater o recorde de pontos na prova desde que é disputada por 16 equipas e que é do Benfica da época passada, com 76 pontos. Além disso, desconfia do adversário até porque nunca defrontou equipas orientadas por Carlos Azenha.

Como é que consegue motivar a equipa para este jogo?

A motivação é extrema. Temos a possibilidade de terminar sem derrotas. Não é uma obsessão, como já disse, e até pode ficar já pelo caminho em Portimão, mas é um aliciante suficiente para nos mantermos no topo. É o primeiro jogo pós-título e as coisas são demasiado boas para relaxar. Vamos tentar bater o recorde de pontos para um campeonato com 16 equipas [76 pontos]. Não terminam aqui todos os objectivos.

Não sofrer mais golos e ficar com menos de 10 também é uma meta?

Pode ser. Temos mostrado competência suficiente para sofrer poucos golos, mas se vacilarmos sofreremos de certeza.

O Portimonense é o último classificado, mas pode ser um lobo vestido de cordeiro?

Sim. Ainda não defrontei uma equipa orientada pelo Carlos Azenha, as suas palavras foram de focalizaçao máxima neste jogo com o FC Porto, pelo que existe alguma desconfiança porque acredito que o Portimonense quererá triunfar dado que o espaço de manobra é curto. Há uma série de jogadores que estão castigados e lesionados e que têm sido decisivos nesta melhor fase da equipa. Portanto, também eles estão desfalcados mas a criarem um desafio que é complicado por esta possível aspiração à salvação.

Além dos três castigados deixou de fora Helton e Varela. Vai fazer poupanças?

Não é rotação. Já há algum tempo que o Helton se arrasta com uma ligeira fadiga muscular na perna direita daí ser visto a utilizar com frequência o outro pé. O Varela tem uma ligeira entorse que sofreu na quinta-feira.

Vai dar oportunidade a Kieszek já neste jogo?

Ainda não decidi.

Como interpreta a nota que o observador atribuiu a Duarte Gomes pela arbitragem no clássico?

Por muito respeito que tenha por Duarte Gomes, nunca tivemos comentários tão unânimes em relação à arbitragem. É o descalabro e a descredibilização total dos observadores da Liga. Se são representados por pessoas como este observador [Fernando Mateus], que não foi ao jogo ou então escreveu como adepto, não sei se é ou não, mas arrisco a dizer isto, está a brincar com o futebol. Não é caso único porque temos chocado com alguns casos paradigmáticos. Se há alguma coisa a rever rapidamente que seja quem está nestas funções porque são determinantes para a continuação do sucesso do futebol português.

"É o ridículo do futebol português"

castigo a jesus _ Treinador portista considerou discrepante a suspensão de 11 dias aplicada a Jorge Jesus na sequência da troca de "mimos" com Luís Alberto do Nacional, em comparação com os dez dias que lhe foram impostos pela expulsão em Alvalade

Merece-lhe algum comentário o castigo aplicado a Jorge Jesus de 11 dias, que vai terminar na véspera do clássico para a Taça de Portugal?

É um colega de profissão, não me queria alongar muito sobre os seus actos e cada um é responsável pelo que faz. Quanto ao timing, se calhar propositado ou não, acho que já passou tempo suficiente para fazer esquecer o que aconteceu e a sua gravidade. Houve um ligeiro "mea culpa" do Luís Alberto e do Jorge Jesus não me recordo. O que me parece grave é eu ter apanhado dez dias por uma palavra ao árbitro na sequência de uma dualidade escandalosa de critérios e esta tentativa de agressão resultar em 11 dias. É, no mínimo, discrepante. Onde é que isto vai parar? A sorte é termos os holofotes da Liga Europa, suficientes para abafar o ridículo destas duas situações. Pelo menos o nosso futebol faz-nos sobreviver na Europa, mas um dia não apagará estas situações. O apagão, que até ajudou à festa, e estes dois episódios [observador do árbitro e castigo a Jorge Jesus] entram no ridículo que é, de vez em quando, o nosso futebol.

"Ninguém chegará aos calcanhares de Mourinho"

A presença de uma equipa de reportagem da Suécia obrigou Villas-Boas a falar, novamente, sobre José Mourinho. O discurso voltou a ser de demarcação e elogio ao sucesso de El Especial. "Temos personalidades diferentes. O sucesso que ele atingiu possivelmente não será atingido por mais ninguém porque é um sucesso extremo. Ninguém vai chegar aos calcanhares dele. Eu comecei agora e levo dois títulos, ele tem 18 em sete anos. Está num patamar estratosférico, acima dos outros", frisou. O técnico portista reafirmou ainda a vontade de não se sentar no banco técnico por muitos anos. "Tenho sonho de uma carreira curta de que me possa orgulhar, apesar de ter aterrado há pouco tempo nesta cadeira de treinador principal. Já levo uma série de anos no futebol profissional e não quero ter estas exigências muito mais tempo. Aqui ou noutro lado. Este é o clube do meu coração e tem me dado tudo, desde que eu cheguei cá com 16 anos". A terminar, Villas-Boas disse que ganhar títulos não é tudo para um treinador. "É um privilégio enorme, mas não os conquistar com um estilo que não se gosta. Há um compromisso de vencer neste clube, mas orgulhamo-nos de privilegiar o bom futebol".




Carlos Gouveia n' O Jogo.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após a épica e histórica conquista do título em pleno estádio do clube rival, o FC Porto traça outro objectivo no que toca ao campeonato: Terminar sem derrotas e fazer história!

Com o título conquistado Villas-Boas, vai gerir o plantel a pensar na Liga Europa, e dar lugar a jogadores menos utilizados nesta época, que desta forma poderão dar uma resposta afirmativa ao seu treinador, de que pode contar com eles como valores de futuro.

Vai ser a oportunidade para os dragões residentes no sul do país verem o campeão nacional e festejarem o título com os atletas.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com