quinta-feira, 14 de abril de 2011

André Villas-Boas - Chegamos aqui no topo da forma e da confiança

Villas-Boas assumiu um discurso de cautela e de comprometimento absoluto relativamente ao jogo com o Spartak, recusando-se a dar a eliminatória como garantida. O treinador acredita na competência dos russos e, também por isso, afastou qualquer hipótese de apresentar um onze alternativo. Nem mesmo o facto de Moutinho estar à bica em termos de amarelos o fará mudar de ideias. Aliás, Villas-Boas até desvalorizou os jogos que se seguem com Sporting e Benfica.

Uma vantagem tão grande pode trazer alguma descontracção?

Acho que não. Qualquer desvantagem pode ser recuperada. Respeitamos isso e o imprevisível que pode acontecer. Estaremos alertas e despertos. Entraremos comprometidos com o passar da eliminatória. No futebol, não há impossíveis, mas estamos focalizados em passar.

A seguir ao Spartak, vêm o Sporting e o Benfica. Onde é que vai apostar mais?

A melhor aposta é pensar individualmente à medida de cada jogo. Não me passa pela cabeça, com este nível de dificuldade dos três jogos, gerir ou apostar mais num ou outro. São todos de extrema importância. Vamos enfrentar um de cada vez. Este é decisivo para meias-finais da Liga Europa, e é preciso valorizar isso porque há três equipas portuguesas que estão perto desse sonho, o que é inédito e valoriza o que é o nosso talento individual e colectivo.

O trabalho mental é diferente em função da vantagem?

A reunião com os jogadores será amanhã, e as mensagens serão dadas apenas nessa altura, com a ideia de passar a eliminatória.

O FC Porto chega a esta altura da época no topo da forma e da confiança?

Poderia dizer que sim e não, mas acho que sim. Temos construído algo muito sólido e temos conseguido bons resultados, principalmente nesta segunda volta do campeonato e fase decisiva das outras competições. Estamos orgulhosos, mas tudo terminará em inglória e crítica se não continuarmos a ganhar. O grande objectivo está atingido, mas temos de nos focalizar nos outros.

É mais fácil gerir depois de o campeonato já estar conquistado?

Mais difícil é manter os objectivos todos em aberto e conquistar o principal e ainda estar nesta fase da prova. Levamos um percurso que é fantástico. Mesmo que o FC Porto ficasse pelo caminho amanhã, o percurso seria notável, tendo em conta o que se passou no campeonato e na Taça. Ainda mais difícil é pela forma como o temos feito, privilegiando o jogo e o espectáculo.

N' O Jogo.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois da vantagem obtida na primeira mão, é importante manter o discernimento, e não entrar em facilitismo. O Spartak vai querer vencer para limpar a imagem deixada no Dragão, e espera-se uma entrada forte dos russos no jogo.
Temos de lutar para vencer esta partida, pois é sempre importante manter a sequência de vitórias, e temos o prestigio internacional do clube a defender, e obter pontos para o nosso País solidificar posição no ranking.

Espero portanto uma vitória, e mais uma noite europeia histórica para o nosso clube.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com