terça-feira, 12 de abril de 2011

Antero Henriques - Depois dos túneis, este será o campeonato do apagão

Antero Henrique, director-geral para o futebol, foi o porta-voz da revolta do FC Porto perante aquilo que considera a passividade dos responsáveis da Liga, da Comissão de Arbitragem e do Ministério da Administração Interna, na sequência do que se passou no clássico. Dentro e fora das quatro linhas. Antero Henrique apontou o dedo aos 15 erros cometidos por Duarte Gomes, questionou as habilitações do observador Fernando Mateus, de quem, disse, nunca tinha ouvido falar. Uma semana depois do clássico, não compreende o silêncio sobre o assunto e muito menos por que razão o árbitro voltou a ser nomeado nesta jornada. Antero Henrique também exigiu explicações e ainda foi irónico quanto ao castigo aplicado a Jorge Jesus.


Porque é que o FC Porto se sentiu na obrigação de expor estes casos?
O FC Porto defende a competência sempre. E na arbitragem exigimos que procurem ser competentes. Este é um caso de incompetência de quem não quis ser competente. Exigimos explicações em privado e com discrição.

Com que estado de espírito a equipa viajará para Lisboa para a segunda-mão da Taça de Portugal?
Esperamos que tenha uma arbitragem imparcial e uma avaliação justa, que é o que esperamos de todas as arbitragens.

Acredita na boa-fé de quem decide?
Não é uma questão de boa-fé, mas de competência. Os jogadores foram pontapeados à frente do árbitro, os jogadores não cometeram penálti à frente do árbitro, outros cometeram penáltis à frente do árbitro. O que é que está por detrás disso? Não sei se é má-fé, má vontade ou algum problema pessoal. É tudo muito estranho. O campeonato anterior ficou conhecido como o dos túneis, este será o do apagão, não o do estádio, mas sim sobre este tipo de situações.

Até onde o FC Porto vai levar esta situação, vai pedir a reformulação da área dos observadores?
Há uma chamada Comissão de Análise, que não sei bem o que significa porque nunca vi na prática os seus efeitos. O que eu faria seria, no dia em que a nota foi dada ou divulgada, pedir uma revisão imediata. Tendo em conta o sinal que foi dado, com a nomeação para outro jogo, até terá recebido um prémio.

O FC Porto espera apenas uma explicação ou outras atitudes por parte da Comissão de Arbitragem?
Espera que sejam tomadas medidas no sentido de isto não se repetir. O FC Porto não pactua com este mau exemplo. Até gostava de saber quem é o senhor Fernando Mateus, nunca ouvi falar dele como árbitro. Da primeira categoria não foi de certeza. No jogo mais importante daquela jornada, e talvez do campeonato, foi colocado um observador que ninguém sabe quem é. É estranho, no mínimo. De certeza que é um impreparado para esta actividade e analfabeto do ponto de vista das regras e das leis. A responsabilidade é de quem o colocou lá, obviamente. Depois, chegamos ao final da época e temos árbitros classificados não pelas prestações, mas pelas avaliações. Isto é injusto.

Há uma perseguição por parte da Liga ao FC Porto?
Em relação ao apagão, passado uma semana, estranhamos que ninguém no Ministério da Administração Interna tenha dito nada. Já nem digo o senhor ministro, por motivos óbvios. Tendo em conta as condições de insegurança criadas deviam ser exigidas responsabilidades.

Quer comentar o castigo de 11 dias a Jorge Jesus?
Estranhamos não ter sido 11 dias, 12 horas e 35 minutos que era para acabar no início do clássico...

Carlos Gouveia n'O Jogo.

Sem comentários: