terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Taça da Liga é para vencer

Conferência de Imprensa de José Gomes, técnico-adjunto de Jesualdo Ferreira, n' O Jogo:

O FC Porto estreia-se hoje na Taça da Liga contra o Leixões, e José Gomes, técnico-adjunto de Jesualdo Ferreira, insistiu no facto de a competição ser encarada com mesma seriedade e concentração que é dispensada às outras provas em que a equipa se encontra envolvida. A rotação de jogadores, que se nota mais na Taça da Liga, prende-se, segundo o técnico, com a necessidade de gerir o plantel, tendo em conta um calendário muito preenchido que leva os azuis e brancos a terem sete jogos pela frente daqui até ao final do mês de Janeiro. Para já, as limitações físicas de Farías, Falcao e Fernando, somadas às suspensões preventivas de Sapunaru e Hulk, levaram a equipa técnica a recorrer a Alex, Abdoulaye, Sérgio Oliveira e Yero para esticar as opções.

É ou não verdade que a Taça da Liga é encarada como uma competição menor?

Não, é encarada pelo FC Porto como mais uma prova em que temos de entrar em cada jogo que disputamos para vencer.

Mas na época anterior ficou a ideia de que o FC Porto não estava ali para ganhar, como nas outras competições...

Não concordo com isso. A questão aqui é o número de jogos que temos para fazer, os jogadores disponíveis e a necessidade de fazer uma gestão que passa pela rotação de jogadores, em que todos participarão em todas as provas. Mas o FC Porto entra sempre para vencer em qualquer competição.

Tendo em conta essas condicionantes, quer dizer que este pode ser o ano do FC Porto na Taça da Liga?

Estamos convencidos de que não foi dada a importância que elas mereciam às declarações do nosso treinador, e é mais um ano, como ele disse, para estarmos empenhados nas competições que temos para disputar, e a Taça da Liga é mais uma entre campeonato, Taça de Portugal e Champions.

Vão dar oportunidades a outros jogadores?

No processo de gestão do plantel que temos, com o número de jogos que temos no mês de Janeiro, faltam sete até ao final do mês, é quase uma obrigatoriedade fazer essa gestão, e daí resultarão com certeza algumas oportunidades para certos jogadores.

Agora há os lesionados e as suspensões; como é que estão a lidar com a situação, quando existem poucas soluções para o ataque...?

Fernando, Farías e Falcao estão a trabalhar de forma condicionada, mas nada de grave. Mas dentro dessa perspectiva de gestão dos meios disponíveis, é provável que, à semelhança de outros jogos, alguns jogadores juniores façam parte dessa gestão.

Sem comentários: