sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cesário Bonito


CONTA-SE que Cesário Bonito (que, como presidente, marcou a vida do FC Porto em três períodos diferentes, de 1945 a 1948, de 1955 a 1957 e de 1965 a 1967) foi irradiado pela Federação Portuguesa de Futebol por ter protestado contra o adiamento de um jogo no Estádio das Antas. Um jogador da equipa adversária ficou retido em Madrid (o nevoeiro impediu o avião de chegar a horas) e as autoridades adiaram o encontro. Não foi o caso mais grave de antiportismo no historial da FPF. Cesário Bonito não se calou, o caso acabou por ser falado no estrangeiro e a FPF voltou atrás, contrariada.
Um amigo recordou-me esta sanção a Cesário Bonito a propósito do caso do túnel do Estádio da Luz e fez bem. O amontoado (que, de qualquer modo, podia enumerar-se) de incidentes estranhos que marcam a avaliação deste caso desperta suspeitas não apenas de desorientação mas, também, de parcialidade e desrespeito pelo próprio sentido de justiça. Os organismos disciplinares querem ser bravos e dar um exemplo; como de costume, empertigando-se mais do que permite o peito, tudo vai terminar numa trapalhada. Por agora, já estão envolvidos o árbitro Lucílio Baptista, bem como as SAD do Benfica e do FC Porto (um método interessante, o de misturar tudo), além de uma lista de jogadores que os bravíssimos disciplinadores acham que não devem ser conhecidos. E que nem se lhes deve mencionar as fantásticas provas que possuem, atarraxadas pelo segredo e pela imaculada honra da justiça desportiva. Brava gente que, mais tarde ou mais cedo, há-de recuar sem vergonha. Mascararam mal o seu recuo com o imbróglio em que transformaram o Apito Dourado; castigaram Lisandro (por simulação) com dureza exemplar, para mascarar outras simulações nunca analisadas; foram céleres quando lhes convinha e lentos quando a máscara não tapava a asneira. Puro génio. Cesário Bonito conheceu-os.

O caso da semana veio de Angola. Com a voz de Manuel José, irritado com os seus jogadores que conseguiram transformar a vitória por 4-0 no mais estranho dos empates por 4-4. Nem o FC Porto.

Francisco José Viegas n' A Bola.

Sem comentários: