sábado, 1 de janeiro de 2011

Capitães brindam a um 2011 com título

Os três capitães, Mariano, Helton e Falcao, estão confiantes de que 2011 será um bom ano para o FC Porto. Através das páginas de O JOGO, os sul-americanos portadores da braçadeira azul e branca brindam ao novo ano não com champanhe, mas com uma colheita muito especial de vinho de Porto. E fazem questão de prometer aos adeptos empenho total para chegar ao título nacional, cuja perda foi a maior decepção do ano que ontem terminou. Essa acabou mesmo por ser a má notícia de 2010 para o FC Porto e que os capitães esperam não tenha conseguido sobreviver às doze badaladas que encerraram mais um ano de trabalho.

Ainda assim, um deles nunca ansiou tanto por ver o champanhe jorrar para que a máxima "ano novo vida nova" possa ser aplicada: Mariano está parado há nove meses devido a uma grave lesão, mas prepara-se para voltar aos relvados muito em breve e até já imaginou como será levantar um dos troféus que espera conquistar esta época. Helton recorda a invencibilidade do FC Porto desde que Villas-Boas assumiu as rédeas da equipa e diz que, usando uma terminologia muito em voga das casas de apostas, as "odds" estão a favor dos azuis e brancos. Quanto a Falcao preferiu não comer uma passa por cada um dos 43 golos apontados no ano civil - só Messi e Ronaldo fizeram melhor - para não correr o risco de ficar afrontado ou maldisposto, mas não se importava de melhorar essa marca em 2011, prometendo estrear-se a facturar de livre directo e continuar a tentar nos penáltis, onde a sorte não o tem acompanhado. Em comum aos capitães do FC Porto, o desejo de oferecer aos adeptos o título de campeão nacional. E, claro, que todos tenham muita saúde e realizem os seus sonhos.

Helton espera que 2011, "se for possível seja um pouco melhor" do que o ano que ontem terminou, de preferência "com a conquista de títulos". Como habitual portador da braçadeira, o brasileiro, naturalizado português, agradeceu aos portistas o apoio e pediu para que "continuem a ser o 12º jogador em todos os estádios" nos próximos meses. Olhando para trás, para o FC Porto de Villas-Boas, o guardião admitiu que as coisas estão no bom caminho. "Tudo indica que este será um grande ano, se Deus quiser", referiu, garantindo não estar obcecado com a invencibilidade da equipa. "Não pensamos nisso, mas em trabalhar bem pensando jogo a jogo".

Mariano também admite que será "muito difícil" chegar ao final da época sem perder, mas não rejeita essa possibilidade. "Estamos num nível altíssimo e espero que seja possível continuar dessa forma, mantendo o ritmo até final da época e, se possível, até ao final de 2011. O segredo é tentar ganhar jogo a jogo e encarar cada um deles como uma final. Depois, faremos as contas, mas já me imagino a levantar um troféu", admitiu, desviando o olhar, como se procurasse vislumbrar um futuro que pode não estar muito distante. Aliás, é do futuro que o argentino quer falar porque o passado recente é para esquecer o mais rápido possível por causa da grave lesão no joelho direito sofrida em Março. "Há muito tempo que espero que acabe 2010 e que comece um novo ano e uma vida melhor. Também não será muito difícil", brincou, antes de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto. "Espero que seja um ano melhor para toda a gente, que consigamos títulos e, sobretudo, que possamos festejar a conquista do campeonato. Aproveito para desejar um bom ano a toda a família portista, aos que trabalham no clube, e aos que vão ao estádio apoiar-nos. Da parte dos jogadores, prometemos empenho, vamos fazer os possíveis em cada partida por ganhar e conseguir os nossos objectivos."

Ao contrário de Mariano, Falcao teve um ano inesquecível a nível pessoal. "Quando vim para o FC Porto tinha muitas expectativas, mas não sei se eram tão altas. É bom terminar o ano fazendo uma análise muito positiva. Espero que 2011 seja bom para o FC Porto, com títulos, e, para os adeptos, desejo muita saúde e que os seus sonhos se concretizem." Quanto aos seus sonhos, passam por tentar marcar ainda mais golos. "Tenta-se sempre superar o realizado, mas o principal é que a equipa consiga o que foi planificado. Se posso melhorar a estatística tanto melhor", sublinhou. E para o fazer, Falcao prometeu estrear-se a marcar de livre directo e terminar com o azar na marcação de grandes penalidades. "Vou continuar a tentar marcar. Na carreira de um jogador é normal acertar e errar. O ideal seria acertar sempre, mas não é possível", lembrou.

Carlos Gouveia n'O Jogo.

Sem comentários: