domingo, 28 de dezembro de 2008

PARABÉNS JORGE NUNO PINTO DA COSTA

Pinto da Costa está de parabéns. O presidente do FC Porto comemora hoje 71 anos, mais de 26 dos quais à frente dos destinos do clube. Presidente e instituição confundem-se no último quarto de século, e, no capítulo dos melhores presentes que foi desembrulhando ao longo dos mandatos, destacam-se as várias obras a que tem estado associado. A próxima, prevista para ser inaugurada no dia em que completar 27 anos de presidência, em Abril de 2009, tem crescido, mesmo ao lado do irmão mais velho, a olhos vistos: o Dragão Caixa, o novo pavilhão do clube, um dos objectivos que incluiu no programa da recandidatura para continuar à frente do FC Porto.

Antes de cortar esta fita, Pinto da Costa, nascido às primeiras horas do dia 28 de Dezembro de 1937, numa casa burguesa de Cedofeita, já tem outra empreitada em mente: a edificação do museu do clube, que deixou de existir com a demolição do Estádio das Antas, palco que visitou no dia da sua inauguração, a 28 Maio de 1952, pela mão de um tio, Armando Pinto. Aí nasceu a grande paixão que tem pelo emblema azul e branco, do qual nunca mais de desligou. No ano seguinte, tornou-se sócio para em 1962 assumir a primeira função no clube: vogal da secção de hóquei em patins, a modalidade que mais aprecia a seguir ao futebol. Aí chegou, como dirigente, em Maio de 1976.

Ao longo dos últimos anos, Pinto da Costa não se limitou a dar visibilidade ao clube coleccionando títulos em todas as modalidades. Está também ligado umbilicalmente a todos os grandes projectos do FC Porto: o Estádio do Dragão, o Centro de Estágio do Olival, aqui numa parceria com a Câmara de Gaia, a renovação da Constituição, agora rebaptizada "Vitalis Park", e o pavilhão, que voltará a aglomerar as modalidades que, entretanto, se foram espalhando por vários espaços.

Um presidente com obra feita e por fazer. São esses desafios, misturados com a vontade de deixar o currículo do clube ainda mais recheado, que o movem. O actual mandato, o 11.º, prolonga-se até 2010, e a reeleição aconteceu no dia em que o FC Porto se sagrou bicampeão.

A propósito, há alguns anos que Pinto da Costa não passava o dia de aniversário fora do primeiro lugar do campeonato. Contudo, os dois pontos de atraso para o Benfica são compensados com outro detalhe importante: o FC Porto é o único clube português que ainda está em todas as frentes.

Como é habitual nestas ocasiões, as velas de mais um aniversário deverão ser apagadas junto da família e dos amigos mais próximos.

Carlos Gouveia n' O Jogo


O ano de 2009 será sempre marcante para Pinto da Costa, independemente dos resultados desportivos que o FC Porto venha a alcançar ao longo dos próximos 12 meses. A cumprir mais um mandato à frente do clube, o dirigente, que celebra hoje 71 anos de idade, vai atingir 10 mil dias no topo da hierarquia azul e branca.
A longevidade de Pinto da Costa no FC Porto como que introduziu oficiosamente a data do aniversário do presidente no calendário do clube, e 28 de Dezembro é também dia de festa para os dragões, que em 2009 poderão ver o seu líder agrafar mais um registo marcante aos capítulos de uma presidência sem fim à vista. Vem aí um novo ano e vem aí, também, e para o dragão dos dragões, a passagem sobre os 10 mil dias na cadeira da liderança.

Será em Setembro, no dia 2 ou no dia 10, dependendo das contas que se queiram fazer... No primeiro caso, a soma faz-se a partir da data da eleição de Pinto da Costa como presidente do FC Porto: 17 de Abril de 1982; no segundo caso, parte-se da data da primeira tomada de posse: 25 de Abril de 1982.

NÚMEROS REDONDOS

A vida de Pinto da Costa entronca nos últimos 30 anos de história do FC Porto, e no contador de dias da presidência do dirigente azul e branco podem destacar-se muitas outras curiosidades. Por exemplo, quando os portistas levantaram a Taça dos Campeões Europeus em 1987, na final de Viena, onde venceram o Bayern de Munique, o líder do clube já percorria o corredor dos 1800 dias à frente do emblema nortenho.

Nas conquistas seguintes, também esteve sempre perto de números redondos, como aconteceu na vitória dos dragões na Champions de 2003/2004 — cerca de 8.100 dias —, apenas para destacar duas das mais marcantes conquistas de Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

Hoje, dia em que completa 71 anos de idade, o líder dos portistas acumulará mais de 9700 dias como o grande farol de toda a estrutura azul e branca. Em 2009, então, o contador vai mesmo passar a barreira dos 10 mil dias.

Paulo Horta n' A Bola.

Sem comentários: