segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pelé entra, Quaresma sai

Pelé será o último reforço do FC Porto para a temporada que acabou de começar. O médio, avaliado em seis milhões de euros, foi integrado no negócio da transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão que se concretizou ontem, depois de quatro meses de impasse, de avanços e recuos e duras negociações, confirmando a notícia avançada em primeira mão por O JOGO a 27 de Maio.

Pelé já está no Porto. Chegou ontem ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas 22h25, sozinho, bem disposto ainda que pouco à vontade e com três malas que devem ter a bagagem suficiente para os primeiros dias na Invicta. O médio foi recebido por António Alberto, colaborador de Jorge Mendes - empresário de Pelé e Quaresma - na Gestifute e, apesar de se revelar reservado, foi reconhecido por um adepto portista que lhe garantiu, ao longe: "Não te vais arrepender, fizeste uma boa escolha".

Jorge Maia n' O Jogo
O negócio prevê o pagamento de 18,6 milhões de euros por parte do clube italiano, o que, somado aos seis milhões pelos quais Pelé foi avaliado, totaliza 24,6 milhões de euros à cabeça. Contudo, este valor pode ainda ser significativamente inflacionado, uma vez que o contrato assinado entre o Inter e o FC Porto prevê a existência de prémios pelo desempenho do jogador que podem atirar o valor final para lá dos 30 milhões de euros. Igualmente previsto está que no caso de um eventual regresso de Quaresma a Portugal, o seu destino seja o FC Porto. Uma precaução que leva em consideração as boas relações entre o Inter e o Benfica, como ficou evidente pela recente cedência do avançado Suazo aos encarnados.

Quaresma viajou ontem para Itália, sensivelmente à mesma hora a que Pelé voava para Portugal. Hoje de manhã, enquanto o extremo realiza exames médicos em Itália, o médio fará o mesmo no Porto, prevendo-se que ambos assinem contratos com os respectivos clubes com uma duração de cinco anos.

Assim, o FC Porto encerra esta fase de inscrições com um saldo final francamente positivo, tendo investido 26,6 milhões de euros em reforços enquanto conseguia realizar 49,4 milhões de euros em vendas.

Sem comentários: