sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Espero apoio e apluasos

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira, n' O Jogo

O que espera do público neste jogo?

Espero apoio e aplausos, porque a questão dos assobios já foi ultrapassada. Aproveito para deixar uma ideia do que pensamos sobre esta questão: quando nos referimos aos assobios, no final do jogo com o Fenerbahçe, fizemo-lo com um sentimento que expliquei na altura e sobre o qual não vou falar mais. Provavelmente, em Vila do Conde os assobios teriam sido mais justos. Ponto final. Agora, espero aplausos e incentivo, porque o jogo com o Paços de Ferreira é difícil, num momento em que o FC Porto não está em primeiro lugar. Só passaram três jornadas e não vamos dramatizar essa situação. Começamos agora um ciclo de jogos difíceis, mas são esses que nos motivam, obrigando-nos a trabalhar muito e durante os 90 minutos.

Houve jogadores em sub-rendimento no último jogo. Vai fazer alterações?

Vou mexer com a equipa, mais do que mexer na equipa. Não foram necessárias muitas palavras para que os jogadores percebessem que aquele jogo não traduz comportamentos habituais do FC Porto. Não gostamos e os jogadores também não. Muitos daqueles que não conheciam bem o FC Porto perceberam que jogos assim não existem no nosso tipo de funcionamento. Aconteceu. E ainda bem que aconteceu no início de época.

Mas promoverá a rotatividade do plantel?

Vou apresentar os jogadores que podem defender melhor o que queremos, que é jogar bem e ganhar.

O que disse aos jogadores esta semana?

Não lhes vou dizer.

Este é um dos piores arranques dos últimos anos. Diminuiu a margem para falhar?

O FC Porto nunca tem jogos com margem para falhar. Essa questão não entra na nossa filosofia: não há jogos para falhar; há jogos para acertar. Este é para acertar.

As muitas caras novas que tem sido obrigado a apresentar podem ser a causa da inconstância exibicional?

Não. Quero recordar que o Benfica surgiu logo à segunda jornada e o FC porto teve um comportamento muito bom. Devem estar recordados das expectativas antes do jogo, o que aconteceu depois e até a forma como foi tratado, inteligente por quem tem interesse que as coisas funcionem assim. Depois, com o Fenerbahçe, gostaria de recordar que FC Porto e Braga foram as únicas equipas portuguesas a ganhar os jogos europeus. Esse foi um jogo difícil, que comentei com sentido crítico e pedagógico. O ciclo que se aproxima, que inclui Paços de Ferreira, Arsenal e Sporting, está calendarizado há muito tempo. Sabemos das dificuldades e preparamo-nos para ela.

Sem comentários: