sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Opções e recursos tácticos

AMANHÃ à noite, o FC Porto joga na Luz. É um jogo importante, tanto mais que ainda ninguém esqueceu que se perdeu, há duas semanas, mais uma final para o Sporting. Um hábito recente e triste, que voltou a ter a intervenção do nosso treinador. Com Farías no eixo do ataque e um meio-campo ineficaz e mal armado, com Guarín na posição errada, dificilmente poderia ter sido outra a história.
A vitória com o Belenenses não me tranquilizou. Como já escrevi, gosto dos reforços. Mas a tragédia Quaresma não está resolvida e, com as saídas de Bosingwa e Paulo Assunção, parece faltar ainda entrosamento à equipa.

Sapunaru, sendo um excelente jogador, que lembra Seitaridis, não faz o papel nem tem a mesma velocidade do Zé e, com isso, a equipa perde profundidade nas transições para o ataque e fica mais vulnerável quando defende, onde a cultura táctica de Pedro Emanuel nem sempre chega para compensar a sua pouca velocidade.

O maior problema está, contudo, no meio-campo. Guarín e Tomás Costa podem fazer as vezes de Raul Meireles, ou substituir Lucho se este estiver indisponível, mas não pode jogar a trinco. Como Bolatti parece ser um erro de casting, só restam Fernando, a quem foram dadas poucas hipóteses na pré-época, e Raul Meireles, que chega para defrontar o Belenenses mas não me parece poder jogar a trinco frente a equipas mais evoluídas.

Creio que a situação passa por uma alteração táctica, tanto mais que Rodriguez, por mais abnegado que seja, não é igual a Quaresma, e poderia, pois jogar mais recuado, alargando e povoando o meio-campo, ao passo que Hulk parece talhado para emparelhar, no ataque, com Lisandro. Aliás, com a lesão de Mariano e a indisponibilidade de Tarik, acredito que Jesualdo Ferreira vai optar, no Estádio da Luz, pelo 4x4x2, com Lucho e Cristian Rodriguez nas alas e Raul Meireles e Tomás Costa, ou Guarín, no miolo.


Rui Moreira n' A Bola

Sem comentários: