sábado, 7 de novembro de 2009

Jogar a fundo para ganhar



Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:



O FC Porto não foge às suas responsabilidades contra o Marítimo, que se prevê, seja capaz de discutir o jogo com os tetracampeões, uma postura que vai contrastar com a dos adversários que tem enfrentado no Dragão. O objectivo é vencer, com a consciência de que do outro lado estará um opositor de qualidade, que subtraiu pontos aos grandes de Lisboa e que neste momento surge como revigorado. Jesualdo Ferreira reconhece que a sua equipa tem sofrido nos últimos jogos, porque o colectivo ainda está a caminho do patamar que deseja ver esta época, por isso, o técnico apelou a uma equipa solidária e com capacidade de sofrimento, mas também espera ver os seus jogadores mais motivados por se tratar de um jogo motivador que vai exigir o melhor de todos para que os azuis e brancos regressem com os três pontos da Madeira e evitem mais atrasos na luta pelo título, que conta esta época com um concorrente improvável.

O que espera deste jogo com o Marítimo?

Vai ser um jogo muito complicado. São sempre difíceis os jogos na Madeira, neste caso com o Marítimo, que nos últimos três encontros apresenta um bom registo. É uma equipa que empatou em Alvalade, recentemente, venceu fora e acabou a ganhar em casa e fez uma boa sequência de jogos, embora tenha tido um acidente de percurso na Taça de Portugal. Mas digamos que é uma equipa revitalizada que, com o FC Porto, vai ser ainda mais agressiva, mais motivada. Portanto, para nós, a seguir a um teste difícil segue-se outro e por isso esperamos um FC Porto melhor, se possível, em relação ao último jogo. Os padrões de avaliação são sempre feitos nas proximidades das nossas actividades e neste caso entendemos que o Marítimo é um jogo importante, pelo posicionamento que tem no campeonato e acima de tudo, porque se trata de um adversário difícil. Por essas razões acaba por ser um jogo mais motivante para o FC Porto, porque acreditamos que o Marítimo vai dividir o jogo connosco, vai querer ganhá-lo e isso para nós acaba por ser mais estimulante e, acima de tudo, mais um desafio. Estão criadas condições para um jogo em que o FC Porto vai ter de sofrer de novo, apresentar uma equipa muito solidária e vai ter de jogar e de se empregar a fundo para ganhar.

Varela regressou aos treinos esta semana. Será hipótese para o onze?

Não vai jogar. Está fora. Vai ter o processo normal de readaptação funcional a seguir a uma lesão que o afastou muito tempo e a reintegração progressiva no trabalho da equipa.

Sapunaru afirmou que o FC Porto tem a equipa mais forte do campeonato. Concorda com essa ideia?

Os meus jogadores têm todos um discurso de grande confiança. Ele não diz isso porque não sente, mas também é verdade que conforme se vai dizendo estas coisas vai-se assumindo responsabilidades e quanto mais as assumirmos, mais teremos de as cumprir.

António Soares

Sem comentários: