quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tomas Costa - Porto ganhou muito com Moutinho

É possível que o destino de Tomás Costa tenha escapado a muitos portistas, de quem não chegou a despedir-se. Afinal, por onde anda o médio argentino que, em tempos, até chegou a ser apontado como sucessor de Lucho? Emprestado ao Cluj, da Roménia, a aventura não lhe está a correr lá muito bem. Tem jogado pouco. "Trocámos de treinador e fiquei de parte", justifica-se, explicando o facto de só ter dois jogos incompletos no currículo. "Há que ter paciência; no futebol as coisas mudam", desabafa. E mudam mesmo. O FC Porto, de que Tomás Costa fez parte na época passada, por exemplo, mudou radicalmente. "Tenho visto os jogos sempre que posso e estou a par de tudo. Têm jogado muito bem e despertado atenções na Europa inteira. Aliás, tenho lido jornais ingleses e italianos e já vi referências elogiosas à forma de jogar deste FC Porto", diz. Tomás Costa concorda com esses elogios e, com o natural conhecimento de causa, sente legitimidade para os detalhar. "Tem sido uma equipa agressiva, que cria muitas situações de golo, porque os avançados são terríveis para qualquer defesa. Falcao, que eu já conhecia da Argentina, nunca me surpreendeu: é um fenómeno e vai cansar-se de tanto marcar", atira, com sorrisos à mistura. Mas há mais por onde seguir na análise. "O FC Porto ganhou muito com a chegada de Moutinho", assegura, apontado como efeito colateral da nova configuração do meio-campo "o nível actual de Belluschi".
Encantado com a dinâmica imposta por André Villas-Boas, com quem trabalhou na pré-temporada, Tomy admite que gostaria de entrar nos planos futuros do treinador. "Sim, claro que gostaria. Tenho mais dois anos de contrato e o FC Porto é um excelente clube para jogar; uma instituição fantástica. Espero ter outra oportunidade. De qualquer forma, ter ganho quatro títulos em dois anos já foi algo muito importante na minha carreira."
Para Tomás Costa, os dragões estão bem lançados para conquistar o título, perdido para o Benfica na última época. Aos que chegaram de novo e que, por isso, podem estrear-se na sensação de vencer o campeonato português, como João Moutinho ou Otamendi, o médio deixa uma mensagem especial. "A melhor recordação que tenho foi precisamente o primeiro campeonato que ganhei no FC Porto. Ver toda aquela gente nos festejos de rua é uma coisa inesquecível; fiquei muito surpreendido na altura. Dei-me conta da dimensão do clube; aqueles milhares de pessoas que saudavam o nosso autocarro descapotável. Essa paixão dos adeptos ficou-me gravada", remata.

Contrato tem cláusula para sair em Janeiro


Como já se disse, a vida de Tomás Costa no Cluj não tem sido fácil: um jogo no campeonato e outro na Taça romena, ambos incompletos. O jogador ainda não desistiu da ideia de afirmar-se na Roménia, mas explica que até pode sair na próxima janela de transferências. "O FC Porto acautelou a possibilidade de eu sair na reabertura do mercado se houver uma proposta de outro clube ou se quiser que regresse. Não quero pensar nisso, mas apenas em jogar e garantir continuidade. Conheci aqui dois argentinos, Culio e Peralta, que me têm ajudado na adaptação."

Frederico Del Rion' O Jogo.

Sem comentários: