quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sabemos que há jogadores dados como lesionados que vão jogar

Conferência de imprensa de André Villas-Boas n' O Jogo:

André Villas-Boas conhece bem a equipa do Besiktas, mas está à espera de surpresas no jogo de hoje. A contradição é apenas aparente, porque aquilo que o técnico portista espera é ver jogar de início alguns dos jogadores que os turcos têm dado como lesionados ao longo das últimas semanas, com destaque natural e óbvio para Quaresma. Uma surpresa que não apanhará o FC Porto desprevenido. André Villas-Boas sabe o que esperar do Besiktas, reconhece o ambiente no Estádio Inonu como um dos mais intensos, mas também um dos melhores do futebol mundial e apesar de admitir que esta é a deslocação mais complicada do FC Porto dentro do Grupo L da Liga Europa, garante que este é um jogo como os outros. Ou seja, é para ganhar.

Que estratégia espera do Besiktas? Uma equipa a assumir o jogo ou a jogar em contenção?

O Besiktas privilegia um futebol de posse, apoiado e curto e de circulação de bola, tal como nós. Sempre foram assim as equipas orientadas por Bernd Schuster, que reflectem o que ele foi como jogador: um homem forte e de organização. Os momentos de emoção vindos da bancada de que falávamos antes podem gerar energia nos momentos ofensivos e podemos esperar agressividade no ataque suportada por essa exigência do público. Daquilo que analisámos, na Europa, o Besiktas teve dificuldade para ganhar ao CSKA de Sófia em casa e foi ganhar a Viena em esforço. Tirando esses jogos, todos os outros são espectaculares com cinco vitórias e um empate. É uma equipa orientada para o ataque, tal como nós, o que pode resultar num jogo que pode ser agradável para todos.

As ausências de jogadores como Quaresma e Guti podem facilitar a vida ao FC Porto?

Não sei se as lesões de que se fala são legítimas ou não. Sei que temos a informação que alguns desses jogadores podem recuperar. Estamos atentos, mas sabemos que há um ou dois jogadores dados como lesionados que podem regressar amanhã (hoje).

Mas, considerando a importância de Quaresma no clube, como classifica a sua eventual ausência no jogo?

Quaresma é precisamente um dos jogadores que podem ser surpresa amanhã. Há informações que são contraditórias e preparo os jogadores para o facto de ele poder estar presente. O Quaresma é um jogador importante para o Besiktas. Deixou uma marca importante quando passou por cá com a camisola do FC Porto e encantou ao ponto de não se esquecerem dele. Sei que ele está encantado com a sua vida aqui e está motivado. Com a experiência que tive com ele no Inter não era assim, Um jogador motivado transcende-se. E claro que a sua ausência seria importante para nós porque é um jogador que desequilibra no último terço.

Será o desafio mais difícil do FC Porto na Liga Europa?

As duas equipas têm 6 pontos pelo que a classificação dita que este é, de facto, o jogo mais complicado. Por outro lado, daqui a 15 dias voltamos a encontrar-nos com eles no Dragão e essa será a deslocação mais difícil para eles. São os clubes com mais prestígio do grupo e as duas equipas mais organizadas, pelo que será o jogo mais complicado. Sabemos que a vitória aqui não garante apuramento, mas, com mais dois jogos em casa, teríamos todas as condições para nos apurarmos se nos isolássemos na frente. De resto, já disse que estes dois jogos com o Besiktas valem seis pontos e eu quero garantir, no mínimo, três.

Que FC Porto podemos esperar frente ao Besiktas?

O Porto que podem esperar é o que têm encontrado semana após semana. Acreditamos na nossa organização, que nos trouxe a este número importante de vitórias. Acreditamos na organização forte que temos e na consolidação dos nossos princípios de jogo.

Sem comentários: