domingo, 13 de março de 2011

André Villas-Boas - Queremos matar o campeonato com a nossa competência

André Villas-Boas não embarca em ilusões e tratou de repetir que o campeonato não está ganho e, diz ele, continua bem vivo. Apesar de reconhecer que o panorama ficou mais desanuviado com a derrota do Benfica em Braga, o técnico insistiu na ideia de nada estar encerrado, num recado claramente para dentro. Os objectivos continuam a ser os mesmos: ganhar os próximos três jogos de modo a "matar" ali qualquer aspiração ao título que o seu principal opositor ainda possa alimentar. Por isso, e quando faltam disputar oito jornadas, Villas-Boas garantiu que o empenho tem de continuar a ser o mesmo e que não haverá relaxamento até o título ficar matematicamente garantido. O jogo com o Leiria continua, assim, a ser prioritário.

Tendo em conta o jogo de quinta-feira com o CSKA de Moscovo e o facto da vantagem para o segundo classificado no campeonato ter aumentado em Braga, vai fazer poupanças em Leiria?

Temos de lutar contra essa história de o campeonato estar acabado de uma forma bastante agressiva, porque não engana ninguém. O campeonato,pela boca de pessoas do Benfica, já tinha terminado em Novembro, depois dos 5-0 [no Dragão]. Com dez pontos de distância, assumiram a candidatura ao segundo lugar. No fundo, era uma falsidade, porque alimentaram sempre a esperança de serem campeões. Pelas qualidades que reconheço no treinador do Benfica, sei perfeitamente que não abdicará, jamais, do que ainda pode alcançar e acredito que qualquer encurtamento de pontos fará renascer a esperança do Benfica em revalidar o título. Não há, portanto, qualquer tipo de poupanças. Esse discurso de FC Porto já campeão serve apenas para os jornalistas. Temos de continuar focados no objectivo das cinco vitórias. Passaram duas e agora queremos conquistar as outras três.

Essa ideia de que o campeonato está ganho pode tornar-se no pior inimigo do FC Porto?

Não há piores inimigos. Não se pode é tentar vender falsos objectivos e não se pode deixar de sonhar com o campeonato quando ainda faltam disputar oito jornadas. Não é o único campeonato na Europa que se encontra nestas condições, qualquer equipa que ainda tenha um jogo tão importante, como um clássico em sua casa, sabendo que o pode ganhar e encurtar distâncias, pode permitir-se perfeitamente a sonhar com o título. Eu faria isso. Nesse sentido, acreditamos que o campeonato está vivo e queremos ser nós a matá-lo com a nossa competência.

Não teme algum relaxamento por parte dos jogadores?

Não prevejo qualquer tipo de relaxamento. Estamos comprometidos com o campeonato e enquanto não for matematicamente conseguido, não estaremos tranquilos. Com a distância aumentada, é óbvio que nos dá um panorama diferente dentro do objectivo interno estabelecemos, que pode permitir-nos chegar a esse jogo e construir uma diferença ainda maior, o que praticamente nos dará o título. Mas, vamos pensar em conseguir primeiro a vitória com o Leiria.

António M. Soares n' O Jogo.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Depois do empate de ontem do 2º. classificado, o FC Porto pode hoje dar um passo decisivo no campeonato.
Se hoje vencermos, Villas-Boas terá margem de manobra para rodar o plantel, face aos desafios da Liga Europa.

O União de Leiria é um adversário complicado, muito bem orientado, a fazer um campeonato tranquilo e que procura um lugar europeu.

O FC Porto depois da desgastante viagem a Moscovo, num relvado sintético que deixou mossas físicas nos jogadores, vai ter um jogo de grande exigência, mas que com luta, garra e a classe dos nossos jogadores, estou convicto que vamos vencer.

Que haja uma romaria dos portistas do centro do país para apoiar a equipa neste jogo que nos pode dar o passaporte para o título.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/