quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista a Souza n' O Jogo

"Tenho qualidade técnica para sair a jogar"

Souza não assinou pelo FC Porto para roubar o lugar a ninguém. Apontado como concorrente directo de Fernando, o ex-jogador do Vasco da Gama até já telefonou ao trinco portista e ficou com as melhores impressões e garante que há espaço para os dois no onze de Villas-Boas. Isto porque define-se como um "volante" que não se limita a defender. Gosta de participar nas acções ofensivas e até de finalizar. Em entrevista a O JOGO prometeu dar o seu máximo para ajudar a devolver o título nacional ao FC Porto.

Para quem não o conhece, como se define como jogador?

Como volante sei marcar, mas o que marca a diferença para os trincos normais é que sei sair a jogar, tenho qualidade técnica para o fazer. Creio que foi isso que me trouxe até aqui. Para mim, tanto faz jogar como 6 ou 8 porque, graças a Deus, sei fazer bem as duas posições. Posso jogar em qualquer lado do meio-campo e sou um jogador que também gosta de surgir em zonas de finalização.

Portanto, é um trinco como o novo treinador gosta?

Creio que sim. Vou tentar corresponder às suas expectativas.

Já falou com Villas-Boas?

Por acaso já nos cruzámos. Deu-me as boas-vindas, perguntou sobre a minha família e informou-me da responsabilidade que é ser jogador do FC Porto, da cobrança que existe aqui, mas também que iria fazer com que me preocupasse apenas em jogar futebol.

Estava à espera de ver um treinador tão jovem?

É jovem, mas quanto mais jovem mais ambicioso. Vai querer ganhar alguma coisa como eu. Estamos no mesmo barco.

Conhece o Fernando, o habitual trinco do FC Porto?

Por acaso, também falei com ele por telefone antes de vir para Portugal, mas não o conheço pessoalmente. Deu para ver que é uma boa pessoa e sei que fez uma excelente temporada no FC Porto.

Vai uma boa luta entre os dois?

Não sei, se calhar não, até pode haver lugar para os dois no mesmo onze. O treinador é que terá de decidir isso. O mais importante é que o Fernando está bem aqui e eu vou tentar fazer a minha parte para conquistar o meu espaço.

Teve uma lesão grave há dois anos, o problema está totalmente ultrapassado?

Foi em 2008 que fracturei o pé esquerdo e fiquei cinco meses parado. Desde então tenho-me sentido bem e, graças a Deus, não tive mais nenhuma lesão. É como se nunca tivesse estado parado.

"A Bíblia é o meu escudo de fé"

Souza é brasileiro e isso é, praticamente, sinónimo de pessoa ligada a Deus, que leva a religião a sério. O médio que o FC Porto contratou ao Vasco da Gama não é excepção. Lê a Bíblia com frequência e procura ter uma vida regrada, sem excessos, mas também sem deixar de se divertir como qualquer jovem de 21 anos. "Sigo a Bíblia, é o meu escudo de fé, mas nem sigo muito a religião ao contrário do que dizem. É verdade que vou à igreja, e que vivo conforme o que está escrito na Bíblia. Claro que gosto de me divertir como toda a gente, mas há inúmeras formas de o fazer, sem passar dos limites", referiu.

Carlos Oliveira n' o Jogo.

Sem comentários: