terça-feira, 3 de maio de 2011

Falcao é o maior goleador de 2011

Imparável. Falcao continua a acumular distinções internacionais e, agora, é a de goleador mais eficaz do ano. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) fez as contas aos golos em 2011, de todos os jogadores em actividade, nas selecções e nas provas internacionais pelos respectivos clubes, e organizou um ranking, divulgado ontem, em que o líder destacado é o avançado do FC Porto.

Este é apenas mais um reconhecimento do valor de Falcao que continua a acumular recordes de finalização e de... elogios. El Tigre é o maior goleador internacional de 2011: entre jogos pela selecção da Colômbia e os jogos da Liga Europa pelo FC Porto, o avançado leva nove golos desde o início de Janeiro, sendo que apenas um foi alcançado com a equipa nacional, frente ao Equador. A este acrescenta o hat trick ao Spartak de Moscovo, o póquer ao Villarreal e ainda mais um aos russos, na partida de ida dos quartos-de-final.

Com estes nove golos, Falcao deixa para trás toda a concorrência. Curiosamente, o avançado italiano do Villarreal, Rossi, também neste capítulo é mais directo perseguidor de El Tigre, com sete golos: dois pela Itália e cinco pelo emblema espanhol. Wallyson (Cruzeiro) e Nanni (Cerro Porteño) também têm sete golos, mas todos apontados na presente edição da Taça Libertadores.

O primeiro póquer numa meia-final europeia em 50 anos - Falcao igualou o feito de Manfredini (argentino da Roma que marcou quatro golos ao Hibernian em 1961) - permitiu-lhe atingir mais dois registos: passou a ser o jogador com mais golos marcados na ainda curta história do Estádio do Dragão, e o jogador do actual plantel com mais remates certeiros esta temporada.

Por partes: Lisandro, o seu antecessor como número 9 dos azuis e brancos, orgulhava-se de ser o goleador-mor no novo recinto do FC Porto, com 36 golos distribuídos pelas quatro temporadas passadas em Portugal, mas Falcao passou a ter 38, em menos de metade do tempo. Hulk fecha o pódio com 30 golos e ainda está a tempo de chegar aos valores do argentino que actualmente defende as cores do Lyon.

E por falar em Hulk e Falcao, o colombiano relegou o brasileiro para o segundo lugar dos goleadores portistas na corrente época: neste momento, El Tigre tem mais um (34-33) do que o Incrível, no somatório de todas as provas oficiais, e menos dez jogos nas pernas. Ou seja, se atendermos apenas à eficácia, Falcao goleia Hulk.

Em 2010, com 41 golos em 48 jogos, o colombiano ficou em terceiro lugar na lista de goleadores. Ronaldo conseguiu mais cinco golos no mesmo número de partidas e Messi superou todos com uns incríveis 58 golos em 52 encontros, entre Argentina e Barcelona.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: