sábado, 31 de julho de 2010

Entrevista a André Villas-Boas

N' O Jogo:


"Espero outro avançado"

André Villas-Boas garantiu que não vai ensaiar no Torneio de Paris o onze para a Supertaça, com o Benfica. O objectivo para os dois jogos são continuar o crescimento da equipa no seu todo, acrescentando minutos aos jogadores. Existe a expectativa quanto à utilização de Bruno Alves e Meireles, mas o técnico não adiantou se os vai utilizar. Já Walter deverá estrear-se, o que aumenta as opções ofensivas. Porém, ainda não deve ser desta que o FC Porto testará um sistema alternativo ao 4x3x3.

A uma semana da Supertaça, o FC Porto terá dois jogos em apenas dois dias. Vai apresentar equipas diferentes? O que espera deste torneio?

Vou fugir ao que têm escrito por vocês, que têm encarado este torneio como o ensaio do onze para a Supertaça, mas isso não é verdade. Haverá uma lógica de distribuição de minutos, a ideia é que seja por todos, mas esse não é um compromisso total. Esperamos, também, não sair daqui com qualquer lesão. O enquadramento é esse: fazer o que temos feito até aqui, acrescentar minutos a todos. O inter-relacionamento tem sido feito por hábitos de treino e de jogo, de forma sectorial. Sair daqui um onze para a Supertaça não irá acontecer, não tem cabimento. Este torneio tem um grau de dificuldade altíssimo. Os adversários que nos tocaram não tiveram uma época tão positiva como gostariam. O PSG ganhou a Taça de França, mas o Bordéus terminou aquém das expectativas no campeonato. No entanto são equipas com hábitos de vitória e oferecem um desafio importante nesta fase da época.

O Bruno Alves e o Raul Meireles vão jogar?

Se assim o entender sim.

"Ninguém sai por meia batuta"

A uma semana do início oficial da época, o plantel do FC Porto tem gente a mais e ainda está por chegar mais um ponta-de-lança. Portanto, Villas-Boas admitiu a saída de alguns dos activos sem, contudo, referir nomes. A paciência parece ser o segredo para conseguir bons negócios porque, referiu, os saldos ainda não chegaram ao Dragão. "Os jogadores que estão actualmente no plantel são de qualidade indiscutível para o FC Porto. E não deixaremos sair jogadores de qualidade indiscutível por meia batuta. Vamos esperar pela proposta certa e depois tomaremos a devida decisão. Com o tempo as coisas irão resolver-se de uma forma ou de outra. São jogadores que estão satisfeitos no FC Porto, que defenderam a causa como ninguém e que contam tanto como os outros para nós. Seja qual for a decisão, será sempre para o bem de todos", sublinhou.

"Estamos num nível elevado"

Se o jogo com o Benfica fosse hoje a equipa estava preparada?

Penso que sim. A pré-época vai com cinco/seis semanas, e isso é suficiente para se preparar uma equipa. Contudo, o Mundial condicionou o trabalho. Os jogadores foram chegando, reintroduzindo-se num ritmo diferente dos companheiros. E não me refiro ao Álvaro Pereira e ao Fucile porque tiveram poucos dias de férias. Estão num patamar elevado e isto é quase a continuação da época passada para eles. Sentimos a equipa num patamar elevado, os treinos têm sido intensos, há uma óptima absorção das ideias, e os atletas aplicam-se ao máximo no treino.

Já tem o onze para o primeiro jogo oficial definido na cabeça?

Não, porque ainda há uma semana intensiva de trabalho pela frente. Além de que o lado emocional vai influir no rendimento de todos eles. Sei que os jogadores estão motivadíssimos para ganhar. Não será um grito de revolta, mas querem demonstrar a qualidade inegável que têm.

Que análise faz aos adversários directos?

A observação dos adversários é ingrata se for feita na comparação dos resultados. Temos o caso do Braga que perdeu no jogo de apresentação e agora ganhou ao Celtic. Salta à vista um Benfica com hábitos de treino e de jogo assimilados ao mais alto nível. O Sporting passa pela mesma transformação que nós, com a mudança de hábitos. Existe expectativa no FC Porto e no Sporting e a continuação da filosofia no Benfica e no Braga.

Pergunta OJOGO

O FC Porto ainda só usou o 4x3x3, não há um sistema alternativo?

Só agora concluímos a contratação de um ponta-de-lança e esperamos por mais um. O mercado está aberto. Só termos o Falcao foi uma condicionante, obviamente, mas não impeditiva. O FC Porto tinha esses hábitos na parte final da época passada em que alcançou várias vitórias consecutivas. Pretendemos manter esses hábitos vencedores, vamos procurar absorvê-los. Agora que há mais opções de ataque, trabalharemos outros modelos possíveis, mas isso não é preocupação.

Mas teve o Farías até há pouco tempo e mesmo assim não ensaiou o 4x4x2…

Sou um adepto do 4x3x3, não só porque essa é a cultura do FC Porto, mas também do futebol português. Insere-se nos nossos fundamentos e nas nossas bases da criação de estilo de jogo. É a forma em que o jogador português se enquadra melhor. Demos prioridade à absorção de ideias nesta fase inicial. Mais tarde ou mais cedo partiremos para outras estruturas, tal como devemos fazer como equipa de topo que somos.

Tomaz Andrade e Carlos Gouveia

1 comentário:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Naturalmente que André Villas Boas fará como muito bem entender na apresentação da equipa no Torneio de Paris. Independentemente de ser ou não ensaio para a Supertaça, penso que estará na altura de começar a compor a equipa com o maior número possível de jogadores que tem em mente vir a escolher para titulares e o sistema táctico que ele adoptará regularmente.