sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Referências do Benfica ao FC Porto são obsessão

Conferência de imprensa de André Villas-Boas n' O Jogo:

Coloque-se perante este cenário: no jogo com o Olhanense, o FC Porto é prejudicado pelo árbitro. Está à espera de que Vítor Pereira venha comentar essa arbitragem?
A minha opinião é que se está a abrir um precedente grave. Isto é, parece-me demasiado óbvio que a intervenção de Vítor Pereira surge na sequência do desapontamento de um clube e que as suas palavras incidem mais sobre esse clube e lances ocorridos num determinado jogo. Sinceramente não me parece que os acontecimentos em Guimarães sejam suficientes para se abrir um precedente deste género. No entanto, se foi apenas um resumo das primeiras cinco jornadas, então que se faça um levantamento do que está a ser feito também à décima jornada, mas que se aborde todos os pontos em questão e se tratem todos os clubes da mesma forma. Se Vítor Pereira falou pela pressão a que foi sujeito durante duas semanas por parte do Benfica, então parece-me um precedente bastante perigoso. Caindo agora no ridículo, será que o Benfica não se sente suficientemente injustiçado para mandar repetir o jogo? Se é assim, porque não o pede, tal como fez o Guimarães com o Braga no ano passado? É apenas uma sugestão, por muito ridícula que possa parecer, até porque não vai haver repetições. Mas estarão com vergonha de a pedir? Dizem que se sentem injustiçados com um jogo que, na minha opinião, não dominaram de forma evidente... Se os erros dos árbitros podem influenciar resultados? Podem. Podem determinar estratégias, e nunca se sabe o que acontecerá no final dos 90 minutos. Há-de chegar o dia em que nós nos sentiremos injustiçados e se calhar vamos exigir o mesmo tipo de acção por parte de Vítor Pereira. E quem diz o FC Porto, diz outro clube qualquer... É melhor que ele se prepare.

Mas o FC Porto vai exigir uma intervenção pública de Vítor Pereira quando se sentir prejudicado?
Acredito que só numa situação extrema. Depois do jogo entre o Guimarães e o Benfica abriu-se um precedente por um mau jogo do Olegário Benquerença... Mas foi aberto um precedente ou Vítor Pereira fez uma observação generalizada das primeiras cinco jornadas? E se foi generalizada, foi ou não disfarçada para atingir outros fins? A realidade é que pouco tempo depois do comunicado do Benfica marcou-se a tal conferência de Imprensa. Nesse sentido, qualquer dia também vamos querer satisfações por uma qualquer arbitragem e agora sentimo-nos no direito de as ter.

Acredita que este ruído pode condicionar as arbitragens dos próximos jogos?
Acho que não. Estamos sempre sujeitos ao erro, mas só o erro premeditado é que não pode ser aceite. O erro humano pode acontecer, e só posso esperar que aconteça poucas vezes. Nas observações de Vítor Pereira, ele também constatou que este ano se errou menos do que nas primeiras jornadas da última época. Nesse sentido, espero que esta seja uma tendência para manter.

No comunicado do Benfica, há uma referência ao FC Porto...
Isso parece-me uma obsessão. Se calhar não se justificam com os próprios erros, que até podem ser de organização. O FC Porto não comete erros de organização, porque está forte. Se não viram os nossos jogos, então estão a tirar conclusões injustas; e mesmo nos erros que o Benfica aponta, estou certo de que o FC Porto acabaria sempre por ganhar esses jogos.

Pedro Marques Costa

Sem comentários: