quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Não vamos facilitar

Conferência de imprensa de André Villas-Boas n' O Jogo:

Considerando a vantagem no marcador, e apesar da responsabilidade inerente a qualquer compromisso, este pode ser considerado um jogo de descompressão?
Não, não pode ser nem será encarado como tal e o nosso trabalho é motivar os jogadores para que o encarem de forma séria. Já o disse antes: estabelecemos um objectivo de vitórias consecutivas até à paragem do campeonato para os compromissos das selecções e este jogo integra esse objectivo. Nesse sentido, acho que é garantido que não haverá qualquer relaxamento ou facilitismo.

É possível estabelecer uma ordem de prioridades entre o jogo com o Genk e o seguinte, com o Rio Ave?
O próximo jogo é sempre mais importante. Não nos podemos permitir qualquer facilitismo. O Genk lidera o campeonato belga, e lidera dando espectáculo e marcando um número considerável de golos. Temos de nos manter atentos. Considerar o jogo com o Rio Ave mais importante não seria correcto da nossa parte. Este, com o Genk, é encarado com a máxima seriedade, depois pensamos no Rio Ave.

Acredita que o Genk vem cá discutir a eliminatória?
Acho que sim. O que é que o Genk terá a perder se arriscar um pouco mais? Temos de reduzir ao mínimo o número de oportunidades do Genk e fazer o máximo das nossas oportunidades. Só chegando ao golo é que podemos, mental e fisicamente, descansar. Entraremos, por isso, à procura do golo que nos permita gerir o jogo de outra forma.

O Hulk já está recuperado em termos emocionais?
A estabilidade emocional do Hulk só a ele diz respeito e ele só partilhará isso convosco se assim o entender. Demos-lhe toda a liberdade para decidir quando regressava, ele sente-se bem com o grupo e o grupo quer ajudá-lo na sua recuperação e acredito que todos podemos ajudar. Se vai jogar? Não respondo a essa pergunta de forma directa, mas posso dizer que está a caminho da recuperação do seu bem-estar emocional. Fisicamente está pronto e como jogador todos sabem o que tem para oferecer, pelo que é uma grande opção.

E o Sapunaru poderá jogar?
O Sapunaru é uma opção que estamos a considerar para o jogo.

Ukra treinou sem aparentes limitações. Também já é opção para este jogo?
Em relação ao Ukra, há a necessidade de alguns cuidados especiais com o lado esquerdo da face. Atendendo à lesão que sofreu, a sua utilização envolve um risco acrescido que teremos de avaliar em conjunto com o departamento médico. De qualquer forma, é uma decisão que envolve algum risco, pelo menos para este jogo.


PERGUNTA O JOGO

Levando em consideração a vantagem na eliminatória e a sequência de jogos das últimas semanas, admite fazer rodar o plantel frente ao Genk?
Desde o início da temporada e até durante a pré-época tivemos a preocupação de promover a alternância, não só de jogadores, mas até a nível estrutural. Aliás, isso mesmo foi evidente nos últimos jogos quando introduzimos diferentes jogadores em diferentes situações. Poderá, de facto, acontecer, faz parte das opções que estamos a encarar até porque o tempo de recuperação para o jogo com o Rio Ave é curto. Mas sabemos que quaisquer que sejam as nossas opções, elas nos dão garantias de podermos atingir o objectivo de duas vitórias até à próxima paragem.

Jorge Maia

Sem comentários: