terça-feira, 29 de junho de 2010

Pré-época arranca sexta-feira

O FC Porto inicia a pré-temporada 2010/11 na próxima sexta-feira, 2 de Julho. A primeira sessão de trabalho da nova época está marcada para as 10h00 (aberta 15 minutos à comunicação social), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Os Dragões permanecerão uma semana no Olival, onde defrontam, a 8 de Julho, o Tourizense, em jogo-treino, seguindo no dia 9 para o estágio em Marienfeld.

Na Alemanha, os azuis e brancos disputam dois desafios de preparação (a 11, frente aos alemães do Preussen Munster, às 15h00, e a 15, contra os turcos do Trabzonspor, às 19h00), regressando ao Porto no dia 16.

Quanto ao Jogo de Apresentação, realiza-se a 18 de Julho, no Estádio do Dragão. O adversário é o Ajax, da Holanda.

Capas de 29 de Junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Capas de 23 de Junho de 2010

Entrevista a Souza n' O Jogo

"Tenho qualidade técnica para sair a jogar"

Souza não assinou pelo FC Porto para roubar o lugar a ninguém. Apontado como concorrente directo de Fernando, o ex-jogador do Vasco da Gama até já telefonou ao trinco portista e ficou com as melhores impressões e garante que há espaço para os dois no onze de Villas-Boas. Isto porque define-se como um "volante" que não se limita a defender. Gosta de participar nas acções ofensivas e até de finalizar. Em entrevista a O JOGO prometeu dar o seu máximo para ajudar a devolver o título nacional ao FC Porto.

Para quem não o conhece, como se define como jogador?

Como volante sei marcar, mas o que marca a diferença para os trincos normais é que sei sair a jogar, tenho qualidade técnica para o fazer. Creio que foi isso que me trouxe até aqui. Para mim, tanto faz jogar como 6 ou 8 porque, graças a Deus, sei fazer bem as duas posições. Posso jogar em qualquer lado do meio-campo e sou um jogador que também gosta de surgir em zonas de finalização.

Portanto, é um trinco como o novo treinador gosta?

Creio que sim. Vou tentar corresponder às suas expectativas.

Já falou com Villas-Boas?

Por acaso já nos cruzámos. Deu-me as boas-vindas, perguntou sobre a minha família e informou-me da responsabilidade que é ser jogador do FC Porto, da cobrança que existe aqui, mas também que iria fazer com que me preocupasse apenas em jogar futebol.

Estava à espera de ver um treinador tão jovem?

É jovem, mas quanto mais jovem mais ambicioso. Vai querer ganhar alguma coisa como eu. Estamos no mesmo barco.

Conhece o Fernando, o habitual trinco do FC Porto?

Por acaso, também falei com ele por telefone antes de vir para Portugal, mas não o conheço pessoalmente. Deu para ver que é uma boa pessoa e sei que fez uma excelente temporada no FC Porto.

Vai uma boa luta entre os dois?

Não sei, se calhar não, até pode haver lugar para os dois no mesmo onze. O treinador é que terá de decidir isso. O mais importante é que o Fernando está bem aqui e eu vou tentar fazer a minha parte para conquistar o meu espaço.

Teve uma lesão grave há dois anos, o problema está totalmente ultrapassado?

Foi em 2008 que fracturei o pé esquerdo e fiquei cinco meses parado. Desde então tenho-me sentido bem e, graças a Deus, não tive mais nenhuma lesão. É como se nunca tivesse estado parado.

"A Bíblia é o meu escudo de fé"

Souza é brasileiro e isso é, praticamente, sinónimo de pessoa ligada a Deus, que leva a religião a sério. O médio que o FC Porto contratou ao Vasco da Gama não é excepção. Lê a Bíblia com frequência e procura ter uma vida regrada, sem excessos, mas também sem deixar de se divertir como qualquer jovem de 21 anos. "Sigo a Bíblia, é o meu escudo de fé, mas nem sigo muito a religião ao contrário do que dizem. É verdade que vou à igreja, e que vivo conforme o que está escrito na Bíblia. Claro que gosto de me divertir como toda a gente, mas há inúmeras formas de o fazer, sem passar dos limites", referiu.

Carlos Oliveira n' o Jogo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Andebol - Liga dos Campeões: FC Porto no Grupo 2

O FC Porto ficou inserido no Grupo 2 no torneio de qualificação para a Liga dos Campeões, juntamente com o Skopje (Macedónia), o Zaporozhye (Ucrânia) e o Dínamo Minsk (Bielorrússia), ditou o sorteio realizado em Viena.

Se os “dragões” vencerem o seu grupo de apuramento, o campeão nacional ficará depois integrado no grupo C da fase de grupos, que inclui ainda os russos do Chekhov, os dinamarqueses do Aalborg, os húngaros do Szeged, os espanhóis do Valladolid e os suíços do Shaffhausen.

Os jogos de qualificação disputam-se entre 3 e 5 de Setembro, enquanto que a fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se entre 26 de Setembro e 6 de Março.

Capas de 22 de Junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nuno Espírito Santo deixa o FCP

Uma vez conhecida a rescisão amigável do contrato de Nuno Espírito Santo, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou uma mensagem sobre o guarda-redes, em exclusivo ao www.fcporto.pt. 

«O Nuno Espírito Santo fica na história do FC Porto devido à participação em alguns dos feitos mais extraordinários da história do nosso futebol, mas também pelo profissionalismo e pelo espírito de Dragão que sempre encarnou ao longo de todos estes anos. No momento em que decide assumir uma nova etapa, este é um sublinhado que se impõe e ao qual devo juntar os votos de sucesso. O sucesso, de resto, tem estado presente na sua vida no futebol. Em nome do FC Porto, e em meu nome pessoal, quero deixar-lhe um abraço e o nosso “muito obrigado”»

Divulgada a interrupção da ligação ao FC Porto, Nuno Espírito Santo fez questão de escrever uma mensagem que o www.fcporto.pt agora reproduz.

«O Futebol Clube do Porto é muito mais que um grandioso Clube, é uma escola de valores como a Lealdade, Fidelidade, Dignidade, Honestidade e Dedicação, que faz de todos os que passamos por esta Casa melhores pessoas. Agradecido pelas palavras do Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, sinto-me Honrado e Orgulhoso por pertencer à bela história do Futebol Clube do Porto. Sou e serei Porto!»

Um abraço,
Nuno Espírito Santo

Comunicado da FCPorto - Futebol SAD

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD e o atleta Nuno Espírito Santo acordaram esta segunda-feira a rescisão por comum acordo do contrato que ligava o guarda-redes à sociedade.

Depois de vários anos e muitos títulos nacionais e internacionais ao serviço do clube, Nuno Espírito Santo vai agora abraçar uma nova etapa na carreira, para a qual a FC Porto – Futebol, SAD lhe endereça as maiores felicidades.

Porto, 21 de Junho de 2010

Capas de 21 de Junho de 2010