sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lucho até 2012

COMUNICADO

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou até 30 de Junho de 2012 o vínculo contratual que liga a sociedade ao seu jogador Lucho González.

O Conselho de Administração
Porto, 29 de Agosto de 2008

Superleague Formula

Com o F.C. Porto a representar Portugal, arranca domingo esta competição. A TVI transmitirá a corrida.

Calendário:
Donington (Inglaterra): 31 Agosto (14 horas)
Nuburgring (Alemanha): 21 Setembro (13 horas)
Zolder (Bélgica): 5 de Outubro (13h00)
Estoril (Portugal): 19 Outubro (14h00)
Vallelunga (Itália): 2 Novembro (13h00)
Jerez (Espanha): 23 Novembro (13h00)

Capas de 29 de Agosto de 2008



Opções e recursos tácticos

AMANHÃ à noite, o FC Porto joga na Luz. É um jogo importante, tanto mais que ainda ninguém esqueceu que se perdeu, há duas semanas, mais uma final para o Sporting. Um hábito recente e triste, que voltou a ter a intervenção do nosso treinador. Com Farías no eixo do ataque e um meio-campo ineficaz e mal armado, com Guarín na posição errada, dificilmente poderia ter sido outra a história.
A vitória com o Belenenses não me tranquilizou. Como já escrevi, gosto dos reforços. Mas a tragédia Quaresma não está resolvida e, com as saídas de Bosingwa e Paulo Assunção, parece faltar ainda entrosamento à equipa.

Sapunaru, sendo um excelente jogador, que lembra Seitaridis, não faz o papel nem tem a mesma velocidade do Zé e, com isso, a equipa perde profundidade nas transições para o ataque e fica mais vulnerável quando defende, onde a cultura táctica de Pedro Emanuel nem sempre chega para compensar a sua pouca velocidade.

O maior problema está, contudo, no meio-campo. Guarín e Tomás Costa podem fazer as vezes de Raul Meireles, ou substituir Lucho se este estiver indisponível, mas não pode jogar a trinco. Como Bolatti parece ser um erro de casting, só restam Fernando, a quem foram dadas poucas hipóteses na pré-época, e Raul Meireles, que chega para defrontar o Belenenses mas não me parece poder jogar a trinco frente a equipas mais evoluídas.

Creio que a situação passa por uma alteração táctica, tanto mais que Rodriguez, por mais abnegado que seja, não é igual a Quaresma, e poderia, pois jogar mais recuado, alargando e povoando o meio-campo, ao passo que Hulk parece talhado para emparelhar, no ataque, com Lisandro. Aliás, com a lesão de Mariano e a indisponibilidade de Tarik, acredito que Jesualdo Ferreira vai optar, no Estádio da Luz, pelo 4x4x2, com Lucho e Cristian Rodriguez nas alas e Raul Meireles e Tomás Costa, ou Guarín, no miolo.


Rui Moreira n' A Bola

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Jogos da Liga dos Campeões

17 de Setembro
FC Porto - Fenerbahçe SK

30 de Setembro
Arsenal - FC Porto

21 de Outubro
FC Porto - FC Dynamo Kyiv

5 de Novembro
FC Dynamo Kyiv - FC Porto

28 de Novembro
Fernerbahçe SK - FC Porto

10 de Dezembro
FC Porto - Arsenal

Programa da Selecção




Convocados

O seleccionador nacional Carlos Queiroz convocou para os dois primeiros jogos de qualificação do Mundial 2010, frente a Malta (dia 6 de Setembro, em Ta'Qali, pelas 20h00 - hora local) e à Dinamarca (10 de Setembro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, pelas 20h45)., os jogadores Bruno Alves e Raúl Meireles.

Soares Franco telefona a Paulo Bento

Esta semana tivemos sob escuta o telefonema de Soares Franco para Paulo Bento no final do jogo com o Real Madrid.


Soares Franco (SF) - Paulo, mas que merda é esta???? Esforço, dedicação, devoção e glória! É isto???

Paulo Bento (PB) - Tranquilo Presidente. Isto é estratégia…

SF - Estratégia, estar a perder 5-1 ao intervalo é estratégia????

PB - Calma, ficou 5-3, com um penalti mal assinalado deviam ser 4-3 e 4-3 é o mesmo que 1-0, mas com mais golos. Se só contasse a 2ª parte tínhamos ganho. Não foi assim tão mau, faz parte da estratégia…

SF - Estratégia, mas qual estratégia???

PB - A ideia é que as equipas europeias fiquem com uma imagem de uma equipa muito fraquinha e quando jogarmos na Liga dos Campeões surpreendemos e ganhamos mais facilmente.

SF - E o Ronny e o Pedro Silva, o que é aquilo, também é estratégia????

PB - Tranquilo presidente… aquilo foi para limpar a má imagem que o Secretário tinha deixado em Madrid. Defender o que é português e mostrar aos espanhóis que o Secretário não foi o pior defesa lateral que alguma vez jogou no Barnabéu.

SF - Só te digo uma coisa, se não fosse o bar aberto da Bancada VIP mas valia ter ficado em casa a ver as Fotos de Verão do Jornal da Noite da SIC…

Do Cão Azul

Este gajo já se calava

Platini: «Contente pelo F.C. Porto, mas um desastre para a ética»

O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou esta quinta-feira que está «contente pelo F.C. Porto» entrar na Liga dos Campeões, apesar do envolvimento dos dragões no Apito Dourado, caso que considerou «um desastre para a ética». O francês também avisou: «A história ainda não acabou.»

«Não tem lógica o F.C. Porto estar qualificado para a Champions, eu luto contra a batota, contra a corrupção e, se for provado que isso existiu, então vamos castigar», disse Platini, argumentando que defende que «quem tem de ser punido sê-lo-á», mas sublinha que «os procedimentos têm de ser respeitados».

Do Mais Futebol

Grupo G

Futebol Clube do Porto no Grupo G da Liga dos Campeões com o Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo Kiev.

Capas de 28 de Agosto de 2008



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pote 2 da Liga dos Campeões

O tricampeão FC Porto e o Sporting estarão quinta-feira no pote 2 do sorteio da Liga dos Campeões de futebol, enquanto o Vitória de Guimarães vai ficar integrado no quarto, caso consiga o apuramento.

Os dragões, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, ficam no pote 2, ao qual os leões sobem pela primeira vez, evitando assim ter dois "colossos" no seu grupo, o que se arriscava a ter quando ficava no terceiro pote.

Por seu turno, o Vitória de Guimarães fica alheio a esse tipo de preferências, já que terá que garantir esta quarta-feira um acesso histórico à fase de grupos Liga dos Campeões, mas não terá tarefa fácil em Basileia.

No St. Jakob-Park, os vimaranenses terão de marcar golos para conseguirem seguir em frente na prova, depois de terem empatado 0-0 no jogo da primeira mão, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Caso garanta o apuramento, o Vitória de Guimarães não deverá conseguir fugir do pote quatro, arriscando a ter um sorteio muito complicado e defrontar três equipas fortes.

O primeiro pote deverá ser composto pelos ingleses do Manchester United, campeão europeu em título, Chelsea, Arsenal e Liverpool, sendo que os dois últimos jogam hoje a terceira pré-eliminatória, pelos espanhóis do Real Madrid e do FC Barcelona, pelos italianos do Inter de Milão, de José Mourinho, e pelos franceses do Lyon.

Se do primeiro pote é difícil escolher o adversário menos difícil, do pote três os clubes portugueses deverão querer evitar o Atlético de Madrid, caso elimine hoje os alemães do Schalke 04, os italianos da Fiorentina e da Juventus, os escoceses do Celtic de Glasgow ou os russos do Zenit.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se quinta-feira (17 horas), em monte Carlo, onde no dia seguinte se disputa a Supertaça europeia, entre o Manchester United e o Zenit.

in Record

Capas de 27 de Agosto de 2008



terça-feira, 26 de agosto de 2008

Capas de 26 de Agosto de 2008



Cenas dos últimos capítulos

Desta semana não passa. A resposta à pergunta mais vezes colocada durante o defeso vai finalmente ter resposta: Quaresma fica ou não fica no FC Porto? Com a janela de transferências a encerrar-se na segunda-feira, dia 1 de Setembro, esta é a semana decisiva para uma eventual negociação de Quaresma com o Inter, ou com o Real Madrid ou com outro clube qualquer. De resto, a saída do extremo, por um valor a rondar os 30 milhões de euros, num negócio que pode incluir a cedência de outros jogadores, parece ser a única solução para resolver o problema definitivamente a curto prazo. A sua permanência no plantel, em contrapartida, colocará questões novinhas em folha e sem uma resposta óbvia. Como motivá-lo depois de ter passado o Verão num limbo competitivo? Como reintegrá-lo num grupo do qual, objectivamente, já não faz parte? Como lidar com o facto de ter manifestado a vontade de sair? Como continuar a ignorá-lo a ele, ao potencial que representa e ao custo que implica? Numa semana que antecede um clássico que Quaresma resolveu na última época, estas são questões que Jesualdo Ferreira certamente preferia que não se colocassem.

Jorge Maia n' O Jogo

domingo, 24 de agosto de 2008

Classificação Liga Sagres

3 pontos

Já cá cantam 3 pontos. FCPorto 2 - Belenenses 0, golos de Mariano e Hulk.

Capas de 24 de Agosto de 2008



Nem anjo nem demónio

Bruno Alves não é um anjo. Também não é um demónio. É um bom central. Um dos melhores centrais do futebol português. Uma afirmação contestável hoje, quando parece evidente que vai continuar no FC Porto, mas quase unânime há coisa de um mês, por exemplo, quando foi avançada a possibilidade de uma transferência para o Inter de José Mourinho. Como muitos outros jogadores do FC Porto antes dele, Bruno Alves há-de ser unânime quando deixar de vestir de azul-e-branco, uma inevitabilidade considerando a sua evolução ao longo dos últimos anos. Aliás, à distância, sem o ruído provocado pelas preferências cromáticas de cada um, já houve quem o conseguisse reconhecer como um dos melhores centrais europeus. Agora, também é verdade que Bruno Alves não é um central macio, jogando muitas vezes no limite da legalidade, o que faz com que seja admirado pelos seus e odiado pelos adversários. Para tirar a teima, podia perguntar-se a Paulo Bento ou Quique Flores se não gostariam de o ter entre as respectivas opções, mas todos sabemos qual seria a resposta.

Jorge Maia n'O Jogo

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Defeso

Gosto do defeso. A sério. Até gosto do jejum de futebol a que o defeso obriga. É purificador. Desperta-nos os sentidos e aguça-nos o apetite para desfrutar o festim que aí vem. Mas o melhor do defeso é o equilíbrio e, em particular, a esperança que o equilíbrio justifica e os disparates que desculpa. Gosto daquele zero que percorre a classificação de cima até baixo na coluna da pontuação e que torna lícitos todos os cenários, todas as ficções. Aquele zero que transforma cada reforço num super-homem, cada equipa num candidato ao título, à Taça e à Liga dos Campeões e cada treinador num génio à espera de uma oportunidade para sair da lâmpada e conceder três desejos aos respectivos adeptos. Mais adiante, como de costume, a coluna vai preencher-se e o campeonato vai reduzir alguns reforços a vilões, a maior parte das equipas a decepções e a grande maioria dos treinadores a fraudes, mas, para já, esfregam-se mãos de antecipação: desta vez é que é. Neste cenário, o FC Porto tem a tarefa mais complicada pela frente. Afinal, o que pode a equipa de Jesualdo Ferreira prometer depois de ter terminado a última época com 20 pontos de vantagem? Mais e melhor seria o ideal, mas menos um bocadinho, e um pouco pior pode chegar. Afinal, os portistas têm uma boa margem para gerir e podem agarrar-se a uma certeza: No início há sempre equilíbrio, imensos reforços, dezenas de candidatos a tudo e mais alguma coisa, mas as contas fazem-se no fim.

CONTAGEM DECRESCENTE
9 dias

Está quase. No dia 31 de Agosto encerram as inscrições de jogadores e, pelo menos nessa altura, ficará a saber-se definitivamente por onde passa o futuro de Ricardo Quaresma, uma das mais longas novelas deste Verão.

Jorge Maia n'O Jogo

Previsões jornada 1

Luís Sobral no Mais Futebol

As «previsões da jornada» são uma nova secção do Maisfutebol. Antes de todas as jornadas, à quinta-feira de manhã, Luís Sobral partilha com os leitores a visão para os jogos do fim-de-semana. Para participar neste exercício só precisa de utilizar a caixa de comentários. Deixe também as suas previsões e argumentos. Atenção, só pode criticar quem também arriscar as suas previsões

F.C. Porto-Belenenses
(domingo, 19:15)
Resultado: 2-0

O campeão é favorito. Na época passada, os «azuis» do Restelo foram os primeiros a sair do Dragão com um ponto. Esta época as alterações na equipa de Lisboa foram muitas e os resultados da pré-temporada não justificam grande entusiasmo. O F.C. Porto entra no campeonato depois de uma derrota na Supertaça. Difícil acreditar em dois desaires consecutivos. O resultado-tipo, diz a história, é 1-0.

Capas de 22 de Agosto de 2008



Onde estão os sucessores?

Senador
Onde estão os sucessores?
Por
RUI MOREIRA

A liga portuguesa parece a torre de Babel. Quer nos grandes quer nos pequenos, grande parte dos reforços são estrangeiros.
No caso do FC Porto, há quem aponte, com alguma razão, que a equipa está cada vez mais sul-americana. Lamenta-se que os jogadores portugueses continuem a sair, a título de empréstimo, e depois, raramente voltem ao clube.

Ora, a culpa desta estrangeirização não está no FC Porto, nem nos outros grandes, que também têm apostado na formação. Só que as suas canteras não chegam para a procura e até o Sporting, que tem tido a sorte e o engenho de formar os melhores mas cujas virtudes nesta matéria são exageradas (porque o recurso à prata da casa também decorre da consequência de apertos financeiros), se vê obrigado a pescar no estrangeiro.

Não se trata pois, de uma escolha dos dirigentes dos clubes ou dos treinadores. A lei Bosman, um daqueles masoquismos típicos desta nossa Europa que finge proteger os pequenos para afinal facilitar a vida aos maiores, também não é desculpa para tudo.

A verdade é que é difícil, a um clube como o FC Porto, encontrar jogadores nacionais que interessem, porque, à parte os inatingíveis emigrantes de luxo, não se vislumbram, nos nossos campeonatos, portugueses com potencial suficiente para serem titulares.

É este, afinal, o legado da era-Scolari, em que áreas importantes como a formação e a captação foram grandemente negligenciadas. Ainda bem que Carlos Queiroz foi escolhido, porque é o guru da formação, mas será ele o primeiro a sentir esta míngua quando, na selecção, terminarem as carreiras de alguns dos seus actuais e insubstituíveis jogadores. Poderá não haver, então, sucessores à altura. Dirão, enfim, que é pessimismo, que só faltam, como sempre, pontas-de lança…

Mas, por exemplo, alguém viu por aí um provável sucessor de Deco?

Rui Moreira n' A Bola

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TVI compra direitos da novela Quaresma

O IVA apurou junto de fontes do Dragão que, depois de ter falhado as compras dos direitos das transmissões da Liga Sagres e da novela Luís Garcia, a TVI adquiriu junto da Porto SAD os direitos da Novela Quaresma. O registo dos direitos da Novela tinham sido feitos em segredo por Guilherme Aguiar, Assessor Jurídico da SAD, numa visita relâmpago realizada à sede da SPA em Lisboa.

As filmagens, a cargo da NBP, têm arranque previsto no nosso país no próximo mês de Outubro. José Eduardo Moniz, Director Geral da Estação, afirmou que é provável que esta Novela bata o recorde de número de episódios emitidos actualmente detido pela novela Anjo Selvagem com 603 emissões.

A Estação de Queluz procurará posteriormente colocar este programa no mercado internacional, em países como a Argentina, Brasil, Chile, Itália e Espanha.

Do Cão Azul.

Canal Benfica compra "Conta-me como foi"

O Canal Benfica chegou a acordo com a Direcção de Programas da RTP para a transmissão de uma série especial do programa “Conta-me Como Foi” dedicado aos anos de glória benfiquista de 60 e 70. Segundo os responsáveis do canal “o Clube pretende desta forma comunicar com um público sub 25 anos que nunca assistiu a grandes vitórias do glorioso”.

Haverá igualmente disponível, para os clientes com acesso em HD, a versão em Castelhano que será utilizada por Quique Flores para motivação do Plantel nos estágios de preparação dos grandes embates da época desportiva 2008-2009.

Do Cão Azul.

Telefone de Ricardo sob escuta

Ricardo (R) – Estou Mister? (chora).

Scolari (S) – Alô, meu filho. Cê está chorando? Quebrou alguma coisa? Sofreu golo novamente?

R – Sniff... snifff...

S – Pô Ricardo... você me liga e não pára de chorar. Morreu alguém meu filho?

R – Ó Mister... não fui convocado!

S – Meu cara... agora isso é lá com o Professor...Professor é Teacher.

R – Mas eu já tinha combinado um jantar no Montijo com o meu primo e as míudas dele... estava a contar com a estadia no Hotel...

S – Mas se você precisa de sítio para dormir eu posso pedir para o meu filho deixa você dormir lá no sofá da sala. Sala é Room, sofá é sofá.

R – Não... não é isso. Sniff... sniff... Ninguém gosta de mim como o Papai Scolari!

S – Ó meu filho... tou ouvindo muito mal você...

R – Opps... o telefone escorregou da mão... o papai sabe que eu tenho mãos de manteiga.

S – Pois... eu bem sei disso...mas você tem que ler aquela oração que eu lhe dei…

R – Sabe que já baixei o Par no Golf?

S – Há é?... Tem praticado muito?

R – Todos os fins de semana... como não sou convocado para os jogos nem para a Selecção... sniff... sniff... mas jogo sozinho pois ninguém quer jogar comigo. O taco às vezes foge das mãos, sabe como é…

S – Não se preocupa, não. Lá para meados de Novembro eu devo estar voltando para Portugal com o dinheiro do Abramovich e logo a gente se encontra para uma partidinha!

Do Cão Azul.

Um dia na vida de Rui Santos

08h30 – Rui Santos acorda ao som “I’m Too Sexy” e com a almofada colada à cabeça devido ao gel que se esqueceu de tirar na noite anterior.

08h35 – Enche a banheira com sal de banho especial aloé vera/manga-laranja
e mergulha na banheira ao som de Vivaldi.

08h36 – Começa a lavar a cabeça e a tirar o gel do cabelo.

09h00 – Acaba de tirar o gel do cabelo.

09h02 – Enxagua-se na toalha, depois nu, pulveriza o ambiente em redor com “Obsession” e espera que a fragrância caia uniformemente no seu corpo.

08h45 – Utilizandando nickname falso - “Cruyff69” - consulta a Bola Online pois não quer que descubram que lê o seu antigo jornal. Vê também outros jornais online.

09h30 – Inicia o momento mais importante da sua manhã, uma das suas imagens de marca, colocar cuidadosamente gel no cabelo.

10h30 – Termina o penteado e coloca as suas gravatas ao sol. Rui Santos utiliza energia amiga do ambiente, as gravatas absorvem luz solar durante o dia e à noite iluminam a casa com tonalidades muito fashion.

11h00 - Desloca-se ao Aeroporto para receber uma encomenda de fatos italianos de modelo exclusivo que tinha encomendado na internet “calciofashion.it”.

11h15 – Alteração de planos, na bomba da gasolina da 2ª circular dá-se um encontro casual com membros da Juve Leo e tem que fugir para o Campo Grande. Fica escondido à espera que passe o perigo.

13h00 – Almoço com Dias da Cunha para conversa sobre o sistema.

13h30 – Termina o almoço com uma grande discussão. Dias da Cunha diz que não quer saber para nada do sistema táctico do Paulo Bento mas sim do “sistema”. “O sistema”.

14h30 – Explicação de Geometria Descritiva para preparação da próxima edição do Tempo Extra de análise ao jogo da Selecção Nacional com as Ilhas Faroé.

14h35 – Ver no Google Earth onde ficam as Ilhas Faroé.

16h00 – Pesquisa no Dicionário de sinónimos das palavras: sistema, linhas, bloco, princípios organizacionais, matriz metodológica, losango.

19h00 – Recolhe as gravatas que tinham ficado ao sol durante o dia a acumular luz solar. Consciente dos problemas ambientais com que lidamos actualmente apaga as luzes de casa e coloca as gravatas pela casa para iluminar as divisões.

20h00 – liga o computador para jogar “Championship Manager”. Sempre que ganha grava o jogo, quando perde faz restart e volta a jogar. Com esta táctica é campeão há 20 épocas consecutivas, Mourinho é sempre segundo.

20h00 – Retira cuidadosamente o gel do Cabelo.

23h30 – Adormece a ver “Midnight hot” do canal Fashion TV.

Do Cão Azul

Capas de 21 de Agosto de 2008